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Está se preparando para viajar? Cuidado com a bagagem de impostos

A carga tributária embutida no preço do sorvete beira os 40%. E a água de mineral, que brota da fonte com mais de 37% de impostos

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O calor de rachar deve levar muita gente a sair da cidade rumo ao litoral no feriado prolongado do dia 15 de novembro. Na mala, não vai faltar cerveja, protetor solar, biquíni, entre outros itens típicos dessa época do ano. O problema é que os impostos vão fazer um peso extra na bagagem.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que o percentual de tributos incidentes sobre os preços de produtos normalmente consumidos no feriado da Proclamação da República pode chegar a 76,66%, caso da caipirinha.

Na praia, não há como repelir a mão pesada do Fisco. Do preço do protetor solar, 41,74% são tributos. O bronzeador tem uma incidência ainda maior, 49,08% de encargos. E o biquíni, 33,44%. É difícil até se refrescar, uma vez que os impostos, taxas e contribuições representam 34,13% do preço da água de coco.

De acordo com o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, é impossível fugir dos tributos. “Infelizmente as famílias brasileiras que gostam de aproveitar o feriado, devem procurar consumir  produtos mais baratos e com melhor qualidade, já que da incidência tributária, legalmente, não se tem como escapar”, diz Olenike.

Matéria: Diário do Comércio 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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