Rio de Janeiro

Estado anuncia plano de requalificação urbanística no RJ

O Governo do Estado apresentou o projeto de requalificação urbanística do Complexo da Mangueira, na Zona Norte do Rio, em audiência pública nesta sexta-feira (17/12).

Com orçamento de 500 milhões de reais, o plano atende às antigas necessidades dos moradores, incluindo melhorias nas áreas de infraestrutura, acessibilidade e mobilidade urbana.

O projeto prevê a construção de dois planos inclinados que vão ligar as ruas de Visconde de Niterói e São Luiz Gonzaga ao ponto mais alto da comunidade, conseguindo uma ligação de qualidade entre os modais ferroviário e rodoviário.

Inclui ainda ruas abertas e a construção de cerca de 400 unidades habitacionais, além de praças, escola de Ensino Médio, biblioteca parque e três creches.

Executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras e com recursos do leilão da Cedae, o pacote inclui a criação de um boulevard cultural para homenagear grandes figuras da Mangueira, como Cartola e Nelson Sargento.

O governador, Cláudio Castro, afirmou que: “Vamos levar mais qualidade de vida para os moradores e trabalhar para reforçar a importância da comunidade por meio da homenagem a seus baluartes, como Cartola e Nelson Sargento. Além de dar condições de vida digna ao povo da Mangueira, vamos atrair mais turistas para a comunidade, fazendo a roda da economia girar e criando novos empregos”.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Max Lemos, a proposta da audiência pública, realizada na quadra da Estação Primeira de Mangueira, foi mostrar as intervenções planejadas e ouvir a opinião dos moradores sobre o projeto.

“A participação da comunidade na audiência pública é essencial para a construção de um projeto que atenda às demandas atuais e possa garantir a melhoria da qualidade de vida da população. Já estamos com o projeto planilhado e orçado, mas precisávamos ouvir os anseios da comunidade com toda a transparência possível”, destacou o Secretário.

Obras atrasadas há anos

Para Edivaldo Vicente Gomes Junior, o Junior Mangueira, presidente da Associação de Moradores do Complexo da Mangueira, essas obras são aguardadas pela comunidade há muitos anos.

Ele lembrou que a última intervenção foi em 1994.

Junior Mangueira ainda explicou que, “Será um momento de grande alegria para a comunidade, porque estamos há muitos anos sem melhorias. Os moradores estão precisando de obras que levem saneamento básico, urbanização e áreas de lazer”.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago