Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa de agosto para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2023 é de 313,3 milhões de toneladas.
Este número representa um aumento de 19% em relação à produção de 2022, que foi de 263,2 milhões de toneladas, e é 1,4% superior à estimativa do mês de julho.
A área a ser colhida abrange 77,5 milhões de hectares, registrando um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior e de 0,6% em relação a julho.
Leia também: Governo Anuncia Os Recursos Para Plano Safra E Crédito Rural. Confira!
Os três principais produtos do agronegócio brasileiro, arroz, milho e soja, juntos representam 92% da estimativa de produção e ocupam 87% da área a ser colhida.
Comparando com o ano anterior, houve aumentos significativos na produção agrícola nos seguintes produtos:
a soja teve um aumento de 25,8%,
o algodão herbáceo cresceu 10%,
o sorgo registrou um aumento de 38,8%,
o milho apresentou um aumento de 16,0%, com um acréscimo de 10,9% na primeira safra e 17,5% na segunda safra, enquanto o trigo teve um aumento de 8,2%.
No entanto, a produção de arroz em casca teve uma queda de 5,5%.
Leia também: Esgotamento De Crédito Trimestral Plano Safra Preocupa Agronegócio
Em termos de áreas cultivadas, houve um aumento de 4,4% na área plantada com milho (com um aumento de 0,2% na primeira safra e 5,8% na segunda safra), um aumento de 5,4% na área de algodão, um aumento de 22,5% na área de sorgo, um aumento de 8,5% na área de trigo e um aumento de 7,2% na área de soja.
Por outro lado, houve uma diminuição de 7,0% na área de cultivo de arroz e uma redução de 4,1% na área de feijão.
A produção estimada de agosto para a soja foi estimada em 150,3 milhões de toneladas.
No caso do milho, as estimativas se dividem em 28,2 milhões de toneladas na primeira safra e 99,6 milhões de toneladas na segunda safra.
Quanto ao arroz, a produção estimada foi de 10,1 milhões de toneladas, enquanto o trigo alcançou uma estimativa de 10,9 milhões de toneladas.
Além disso, o algodão herbáceo (em caroço) foi estimado em 7,4 milhões de toneladas, e a produção de sorgo atingiu 4,0 milhões de toneladas.
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…
A DeepSeek simplesmente abalou todo o mercado da inteligência artificial (IA) com o lançamento do…