15°C 29°C
Uberlândia, MG
Publicidade

Estorno de cartão de crédito: Quando é possível solicitar?

Estorno de cartão de crédito: Quando é possível solicitar?

08/09/2022 às 13h35 Atualizada em 08/09/2022 às 16h35
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:

Estorno é o nome dado ao procedimento de devolução de um valor gasto, seja em dinheiro ou crédito direto. Tratando-se de um direito descrito no Código de Defesa do Consumidor. 

Existem muitos casos nos quais o consumidor tem direito a solicitar o estorno do pagamento, como desistência da compra, produto com defeito, vício oculto, não cumprimento da oferta, cobrança indevida, não recebimento do produto e fralde.

Porém, nem todo mundo sabe como solicitar o estorno, principalmente se a compra foi feita pelo cartão de crédito.

Mas calma, estamos aqui para te ajudar e te mostrar como realizar esse procedimento.

Como pedir estorno de uma compra no cartão de crédito?

O estorno de cartão de crédito é um dos mais comuns e consiste na devolução do dinheiro em forma de crédito na fatura do cliente. 

Porém, dependendo da situação, o dinheiro pode ser devolvido somente depois de duas ou três faturas. Isso porque o prazo de estorno depende da data em que a empresa solicita a devolução e da data de fechamento da fatura do cliente.

Lembra dos motivos que citei logo no inicio do texto? Pois bem, o estorno dependerá da forma que a compra foi feita, confira:

  • Erro na fatura de compra presencial: O estabelecimento deverá realizar o estorno e fazer uma nova cobrança. No caso de se recusarem a pagar, você pode solicitar diretamente com sua administradora do cartão;
  • Desistência ou cancelamento de compra em uma loja física: Vale ressaltar que o lojista não é obrigado a te devolver o dinheiro se não tiver nenhuma irregularidade. Pois, não existe regulamento de arrependimento de compra presencial;
  • Cancelamento ou desistência de compra online: Existe um prazo de arrependimento de compra de até 7 dias após o recebimento. Basta entrar em contato com a empresa, que eles ficarão encarregados de fazer a logística para o reenvio do produto e claro, estorno do valor.
  • Fatura incorreta em compra online: Entre em contato com a loja e peça uma nova fatura da compra. Qualquer coisa, reporte o ocorrido para administradora do seu cartão de crédito.

E no caso de compras parceladas?

No caso das compras no cartão de crédito parceladas, há três possibilidades para a devolução do valor. Mas, em nenhuma delas, quem solicitou o estorno deve se preocupar em ter que pagar todo o valor de uma vez. 

O caso mais comum é o estorno das parcelas já quitadas e a liberação do limite que estava comprometido nas próximas faturas.

Há também casos em que o banco antecipa todas as parcelas na mesma fatura e automaticamente credita o valor correspondente, sem causar dano ao cliente.

No entanto, é possível que o banco mantenha as parcelas em aberto e, no momento em que ela é cobrada, o estorno do valor feito automaticamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
28°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 29°

27° Sensação
5.66km/h Vento
28% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h49 Pôr do sol
Seg 30° 17°
Ter 30° 17°
Qua 30° 15°
Qui 32° 17°
Sex 31° 19°
Atualizado às 16h06
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,46 +0,00%
Euro
R$ 5,92 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,60%
Bitcoin
R$ 331,251,59 +1,42%
Ibovespa
126,267,05 pts 0.08%
Publicidade
Publicidade