A fila do INSS para a solicitação de benefícios é muito grande, logo a concessão exige um prazo maior que o habitual. Vários fatores influenciaram para que tantos pedidos fossem acumulados, como: número reduzido de servidores públicos que não supre a demanda e a pandemia da Covid-19 que fez com que as agências ficassem fechadas por muito tempo.
Diante dessa situação, é fundamental que o trabalhador saiba alguns métodos que podem agilizar a concessão do seu benefício. Esses métodos são válidos até para as solicitações que exigem um olhar mais atento, quando algumas questões precisam ser debatidas, como: período especial, período de insalubridade ou de periculosidade, trabalho no exterior, reclamações trabalhistas, entre outras.
Solicitação do benefício
Pelo próprio segurado
O trabalhador que escolher enviar seu pedido de benefício sozinho, pode usar a plataforma Meu INSS. Nesse caso, é importante estar atento aos documentos exigidos para não correr o risco de deixar de enviar algum dado importante. O segurado também precisará digitalizar toda a documentação, apresentar as informações solicitadas pelo Meu INSS e seguir as instruções dadas pela plataforma.
Importante: O segurado também pode fazer o pedido da aposentadoria, através da Central de Atendimento, pelo número 135.
Por um advogado especialista em direito previdenciário
Esse profissional geralmente monta a solicitação de uma forma detalhada, reunindo todos os documentos necessários e usando o sistema de protocolo específico para advogados.
Vale ressaltar, que esse método simplifica o trabalho do servidor público na hora de avaliar a solicitação. Os pedidos realizados por especialistas podem ser concluídos mais rapidamente.
Vantagens que os trabalhadores podem encontrar ao solicitar o auxílio de um especialista
- Demonstração de tempo de cada vínculo, com data de início e fim;
- Apresentação das prováveis falhas detectadas no CNIS;
- Solicitação de descarte das menores contribuições;
- Inserção de competências pagas, através de carnes. O documento é anexado aos outros na solicitação;
- Em casos de pendência ou irregularidades no CNIS, o especialista pode anexar na solicitação a correção.
Vale lembrar, que apontar as possíveis falhas no CNIS é importante, pois quando isso não ocorre, o INSS não considera o vínculo ausente, o que pode acarretar em um benefício menor.
Importante: Os indicadores são solucionados de formas diferentes, alguns precisam que o trabalhador apresente documentos, como: carteira de trabalho, impostos de renda, fichas de trabalho, PPP, entre outros.
Qual é o prazo para que os pedidos de aposentadoria sejam deferidos?
As solicitações de aposentadoria feitas da maneira certa podem ser deferidas em menos de 24h.
É bom deixar claro, que em vários casos, mesmo que o especialista tenha apresentado todos os documentos exigidos na solicitação de aposentadoria, o pedido pode ser negado ou estar incorreto. Nessas situações é de responsabilidade do advogado requerer a revisão (se houver erro) ou recurso (em caso de negativa). Nos dois casos, quando gerenciados de forma correta, também podem ter um fim rápido e positivo.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.