Foto: Tânia Rego / Arquivo / Agência Brasil
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), juntamente com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, comprovou que as embalagens de alimentos vendidos no Brasil, não têm informações suficientes para esclarecer o consumidor.
O estudo publicado em fevereiro deste ano na Revista de Saúde Pública, periódico científico editado pela Universidade de São Paulo (USP), comprovou que existem falhas e incompatibilidades nas listas de ingredientes das embalagens de vários produtos.
Tais falhas acabam impedindo o consumidor de fazer uma escolha segura de alimentos mais saudáveis.
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Daniela Canella, professora da Uerj e orientadora do estudo, explica que esses aditivos são usados em bebidas e alimentos ultraprocessados.
Não existe fator nutricional nesses aditivos, sua função é modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais do produto.
Entre os industrializados que contém aditivos intencionalmente, desde sua fabricação estão: presunto, salsicha, pães empacotados, refrigerantes, bebidas lácteas e margarinas.
A professora fez um alerta sobre a relação dos aditivos e doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes, câncer e doença inflamatória intestinal.
Daniela, afirma que com base nas evidências mostradas pela pesquisa, existe uma grande necessidade de se ter uma legislação que melhor informe o consumidor sobre o que contém nos produtos vendidos nos supermercados brasileiros.
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A professora ressalta que assim que ficou pronta, em 2021, a pesquisa foi encaminhada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porém, não houve diálogo.
Agora, acredita-se que o assunto volte a ser discutido, inclusive com a participação da sociedade civil e de profissionais da saúde.
A Anvisa lançou uma nota informando que considera importante o aprimoramento das regras para declaração dos ingredientes utilizados nos alimentos, incluindo os aditivos alimentares.
O órgão ainda declarou que o tema está nas discussões sobre rotulagem geral, cuja regulamentação é harmonizada no Mercosul.
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