Fique Sabendo

Estudo constata falhas e inconformidades em embalagens de alimentos vendidos no Brasil

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), juntamente com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, comprovou que as embalagens de alimentos vendidos no Brasil, não têm informações suficientes para esclarecer o consumidor. 

O estudo publicado em fevereiro deste ano na Revista de Saúde Pública, periódico científico editado pela Universidade de São Paulo (USP), comprovou que existem falhas e incompatibilidades nas listas de ingredientes das embalagens de vários produtos.

Tais falhas acabam impedindo o consumidor de fazer uma escolha segura de alimentos mais saudáveis.

Leia Também: Entenda As Novas Regras Dos Rótulos Nas Embalagens De Alimentos

Aditivos

Daniela Canella, professora da Uerj e orientadora do estudo, explica que esses aditivos são usados em bebidas e alimentos ultraprocessados.

Não existe fator nutricional nesses aditivos, sua função é modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais do produto.

Entre os industrializados que contém aditivos intencionalmente, desde sua fabricação estão: presunto, salsicha, pães empacotados, refrigerantes, bebidas lácteas e margarinas.

A professora fez um alerta sobre a relação dos aditivos e doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes, câncer e doença inflamatória intestinal.

Daniela, afirma que com base nas evidências mostradas pela pesquisa, existe uma grande necessidade de se ter uma legislação que melhor informe o consumidor sobre o que contém nos produtos vendidos nos supermercados brasileiros.

Leia Também: Novas Regras Para Rótulos De Alimentos Já Estão Valendo, Confira!

O assunto deve voltar a ser discutido

A professora ressalta que assim que ficou pronta, em 2021, a pesquisa foi encaminhada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porém, não houve diálogo.

Agora, acredita-se que o assunto volte a ser discutido, inclusive com a participação da sociedade civil e de profissionais da saúde.

A Anvisa lançou uma nota informando que considera importante o aprimoramento das regras para declaração dos ingredientes utilizados nos alimentos, incluindo os aditivos alimentares.

O órgão ainda declarou que o tema está nas discussões sobre rotulagem geral, cuja regulamentação é harmonizada no Mercosul.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago