A Neoway, maior empresa brasileira de Big Data Analytics, utilizou sua tecnologia para realizar uma pesquisa em 3.000 bancos de dados, em 600 fontes diferentes, para mostrar como se deu a evolução da presença feminina no mundo corporativo, dos anos 80 até aqui, com alguns fatos curiosos e uma fotografia fiel do que acontece no mercado.
Seguem, abaixo, algumas das principais constatações trazidas pelo estudo:- Em 2017, o número de mulheres no mercado de trabalho era de aproximadamente 6 milhões, número quase 3 vezes maior se comparado a 10 anos antes.
O pico foi em 2013, com mais de 10 milhões de mulheres no mercado.- Ao comparar a médias e mediana dos salários de homens e mulheres ao longo dos últimos anos, pode-se perceber que essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos analisados.- As mulheres ocupavam em 2017, 44% dos cargos de destaque dos QSAs (Quadro de Sócios e Administradores).
Esse número cresceu mais de 500% de 2007 a 2017.- De 1985 a 2017, a participação das mulheres em vínculos trabalhistas cresceu 14 p.p., ficando acima de 40% desde 2010.- Atividades veterinárias, atividades de atenção à saúde, outras atividades de serviços pessoais foram os setores que apresentaram maiores aumentos percentuais de presença feminina entre 2007 e 2017.
Por sua vez, serviços domésticos, atividades de exploração de jogos de azar e apostas, atividades dos serviços de tecnologia da informação foram os setores que apresentaram maiores perdas percentuais de presença feminina entre 2007 e 2017.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…