Categories: CarreiraChamadas

Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho – Estudo Completo

Neoway, maior empresa brasileira de Big Data Analytics, utilizou sua tecnologia para realizar uma pesquisa em 3.000 bancos de dados, em 600 fontes diferentes, para mostrar como se deu a evolução da presença feminina no mundo corporativo, dos anos 80 até aqui, com alguns fatos curiosos e uma fotografia fiel do que acontece no mercado.

Seguem, abaixo, algumas das principais constatações trazidas pelo estudo:- Em 2017, o número de mulheres no mercado de trabalho era de aproximadamente 6 milhões, número quase 3 vezes maior se comparado a 10 anos antes.

O pico foi em 2013, com mais de 10 milhões de mulheres no mercado.- Ao comparar a médias e mediana dos salários de homens e mulheres ao longo dos últimos anos, pode-se perceber que essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos analisados.- As mulheres ocupavam em 2017, 44% dos cargos de destaque dos QSAs (Quadro de Sócios e Administradores).

Esse número cresceu mais de 500% de 2007 a 2017.- De 1985 a 2017, a participação das mulheres em vínculos trabalhistas cresceu 14 p.p., ficando acima de 40% desde 2010.- Atividades veterinárias, atividades de atenção à saúde, outras atividades de serviços pessoais foram os setores que apresentaram maiores aumentos percentuais de presença feminina entre 2007 e 2017.

Por sua vez, serviços domésticos, atividades de exploração de jogos de azar e apostas, atividades dos serviços de tecnologia da informação foram os setores que apresentaram maiores perdas percentuais de presença feminina entre 2007 e 2017.

Veja o Estudo Completo Clicando Aqui

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

5 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago