O exame admissional é um procedimento obrigatório previsto no artigo 168 da CLT, mas que gera muitas dúvidas quanto a sua importância ou como deve ser realizado.
Ele consiste em uma avaliação médica obrigatória que serve para conferir a saúde do profissional, com o intuito de saber se ele está fisicamente apto para realizar as suas funções do cargo para o qual ele foi contratado.
Durante um processo seletivo, o RH normalmente irá focar na avaliação das qualificações, experiências e perfil do candidato. Mas, além dos aspectos de recrutamento e seleção envolvidos, existem obrigações que envolvem a admissão do funcionário e que, obviamente, não podem de forma alguma serem ignoradas. E um desses procedimentos é o exame admissional.
Importância do exame admissional
Se você é dono de uma empresa, você deve saber das normas que o Ministério do Trabalho e a CLT – Consolidação das Leis de Trabalho – preveem na lei. Mais especificamente, o artigo 168 da CLT que consiste em testes físicos e mentais aplicados aos pacientes por um profissional especializado em medicina do trabalho.
A importância do exame admissional consiste em:
- Detectar doenças ou limitações que poderão impedir ou prejudicar o profissional no exercício de suas atividades;
- Garantir a contratação de colaboradores capazes de exercer suas funções com bom desempenho;
- Fornecer orientação em caso de contratação de pessoas com necessidades especiais;
- Reduzir acidentes no ambiente de trabalho;
- Diminuir o absenteísmo causado por doenças.
Quais exames admissionais precisam sempre ser feitos
Agora que você já sabe a importância que os exames admissionais têm, está na hora de saber quais deles você precisa que sejam realizados. Isso mesmo! Alguns são obrigatórios. Por isso, criamos a lista abaixo para te guiar:
Anamnese Ocupacional
Ela se trata de uma entrevista que o médico faz com o trabalhador, onde reune-se uma série de perguntas com a intenção de saber sobre os antecedentes na saúde daquela pessoa. Em outras palavras: o histórico médico do trabalhador.
Entre as perguntas, as mais comuns são:
– Como era o trabalho no seu último emprego?
– Você era exposto(a) a algum risco à saúde?
– Já passou por alguma cirurgia?
– Possui alguma doença? Se sim, como é o tratamento?
– Utiliza algum medicamento controlado?
Pressão arterial e batimentos cardíacos
Nos exames, o médico especializado também deve checar qual é a condição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos do funcionário. Nesse momento, é importante que seja informado ao profissional se no histórico do paciente há problemas cardíacos ou de pressão.
Saúde das articulações
Esse exame é muito importante caso o cargo exija esforço ou posições repetitivas. Pois as articulações devem ser checadas para evitar que possíveis quadros sejam agravados. Então, avalia-se a postura, movimentos e possíveis lesões articulares.
Lembre-se que, da mesma forma que esses exames são obrigatórios, existem exames que, em nenhuma hipótese, a empresa pode exigir. Entre eles HIV, teste de gravidez, toxicológico ou qualquer outro teste que possa expor o funcionário ao constrangimento.
DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Starsoft