O exame admissional é um procedimento obrigatório previsto no artigo 168 da CLT, mas que gera muitas dúvidas quanto a sua importância ou como deve ser realizado.
Ele consiste em uma avaliação médica obrigatória que serve para conferir a saúde do profissional, com o intuito de saber se ele está fisicamente apto para realizar as suas funções do cargo para o qual ele foi contratado.
Durante um processo seletivo, o RH normalmente irá focar na avaliação das qualificações, experiências e perfil do candidato. Mas, além dos aspectos de recrutamento e seleção envolvidos, existem obrigações que envolvem a admissão do funcionário e que, obviamente, não podem de forma alguma serem ignoradas. E um desses procedimentos é o exame admissional.
Se você é dono de uma empresa, você deve saber das normas que o Ministério do Trabalho e a CLT – Consolidação das Leis de Trabalho – preveem na lei. Mais especificamente, o artigo 168 da CLT que consiste em testes físicos e mentais aplicados aos pacientes por um profissional especializado em medicina do trabalho.
A importância do exame admissional consiste em:
Agora que você já sabe a importância que os exames admissionais têm, está na hora de saber quais deles você precisa que sejam realizados. Isso mesmo! Alguns são obrigatórios. Por isso, criamos a lista abaixo para te guiar:
Ela se trata de uma entrevista que o médico faz com o trabalhador, onde reune-se uma série de perguntas com a intenção de saber sobre os antecedentes na saúde daquela pessoa. Em outras palavras: o histórico médico do trabalhador.
Entre as perguntas, as mais comuns são:
– Como era o trabalho no seu último emprego?
– Você era exposto(a) a algum risco à saúde?
– Já passou por alguma cirurgia?
– Possui alguma doença? Se sim, como é o tratamento?
– Utiliza algum medicamento controlado?
Nos exames, o médico especializado também deve checar qual é a condição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos do funcionário. Nesse momento, é importante que seja informado ao profissional se no histórico do paciente há problemas cardíacos ou de pressão.
Esse exame é muito importante caso o cargo exija esforço ou posições repetitivas. Pois as articulações devem ser checadas para evitar que possíveis quadros sejam agravados. Então, avalia-se a postura, movimentos e possíveis lesões articulares.
Lembre-se que, da mesma forma que esses exames são obrigatórios, existem exames que, em nenhuma hipótese, a empresa pode exigir. Entre eles HIV, teste de gravidez, toxicológico ou qualquer outro teste que possa expor o funcionário ao constrangimento.
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Starsoft
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…