Contabilidade

Exame de Suficiência do CFC 2023: Data e o que será cobrado

O Exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma espécie de prova cuja finalidade é atestar que os graduados em Ciências Contábeis e Contabilidade estão aptos a exercer a profissão de contador. É através do exame que os futuros profissionais contábeis adquirem o registro no Conselho Regional de Contabilidade. 

Em suma, todos os formados nos referidos campos do conhecimento precisam acertar, ao menos, 50% das questões do Exame de Suficiência, caso desejem a licença para atuar como Contador no mercado. Caso a obrigação não seja cumprida pelos graduandos, e haja atuação do mesmo na área, configura-se exercício indevido da profissão. 

Desde 2010, com a instituição da Lei Federal 12.249 a aprovação no exame é um critério obrigatório para obter o registro no conselho de classe. Assim, o CFC realiza o exame semestralmente em todas as regiões do país. 

O Exame será aplicado no próximo domingo

A 1º edição do Exame de Suficiência do CFC em 2023, está programada para ocorrer no próximo domingo, dia 7 de maio. Para o certame, foi escolhido o instituto Consulplan como banca organizadora. 

Estão devidamente habilitados a participar do exame quem possui bacharel em Ciências Contábeis, ou estudantes do curso que estejam nas etapas finais da graduação. 

Imagem por @pressfoto / freepik

Sobre a prova

Ao todo, serão 50 questões de natureza objetiva, valendo um ponto cada uma. Para estar entre os aprovados, o candidato deve acertar no mínimo 50% da prova, ou seja, somar 25 pontos. O conteúdo cobrado exigirá diferentes conhecimentos específicos da referida área. 

De acordo com o previsto no Edital, o exame irá abranger os seguintes assuntos: 

  1. Contabilidade Geral;
  2. Contabilidade de Custos;
  3. Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  4. Contabilidade Gerencial;
  5. Controladoria;
  6. Noções de Direito e Legislação Aplicada;
  7. Matemática Financeira e Estatística;
  8. Teoria da Contabilidade;
  9. Legislação e Ética Profissional;
  10. Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
  11. Auditoria Contábil;
  12. Perícia Contábil;
  13. Língua Portuguesa Aplicada.

Cronograma do Exame

EventosDatas programadas
Aplicação da prova07 de maio de 2023
Divulgação do Gabarito Preliminar 08 de maio de 2023
Prazo para interposição dos recursos contra o Gabarito PreliminarEntre 09 e 10 de maio de 2023
Divulgação da resposta aos recursos contra o Gabarito Preliminar e Resultado Final Preliminar5 de junho de 2023
Prazo para interposição de Recursos contra o Resultado Final Preliminar do Exame de Suficiência Entre 6 e 7 de junho de 2023
Divulgação do resultado final28 de junho de 2023
Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago