A vida não está fácil para ninguém. Nem mesmo aposentados e pensionistas estão livres de chegar ao fim do mês com pouquíssimo dinheiro. Mas sabia que é possível aumentar o valor da aposentadoria ou da pensão por meio de uma revisão previdenciária? Já pensou nisso?
Para revisão do seu benefício, e descobrir se você tem direito ao aumento, existem várias possibilidades de realizar a análise. Nos casos de reconhecimento de tempo especial, existe um acréscimo para cada ano trabalhado na profissão, sendo 1,4 para homens e 1,2 para mulheres.
Nesta leitura de hoje, vamos falar sobre a documentação e meios que podem elevar o valor do benefício.
Não é raro que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) contenha informações desatualizadas, constando valores menores do que aqueles que são de direito do segurado. Isto ocorre porque, muitas vezes, um ou mais empregadores deixam de repassar os devidos valores referentes às contribuições do INSS.
Em face disso, o segurado pode aumentar o valor da aposentadoria, apresentando documentação e atualizando seus dados. Quem já está aposentado, pode pedir uma revisão ao INSS, ou entrar com uma ação na justiça exigindo a correção. Tudo, claro, devidamente documentado para ter base no pedido.
Confira alguns documentos recomendados ao exigir a devida correção de valores:
Após reunir os documentos, o segurado deve realizar uma simulação através do site Meu INSS, a fim de verificar se a revisão, realmente, trará aumento na aposentadoria. Isso porque a correção também pode reduzir o valor do benefício, já que o instituto vai reanalisar os cálculos do processo.
O aposentado e pensionista também pode pedir a revisão do benefício nas seguintes modalidades:
Por meio dessas revisões é possível identificar se existe alguma informação escondida ou se o cálculo não foi baseado corretamente no Regime CLT.
Ainda existe a possibilidade de realizar a Revisão da Vida Toda, benefício que abrange pessoas que não tiveram seus benefícios contabilizados (antes de 1994). O cidadão pode realizar o pedido de revisão pelo número 135 ou solicitando em uma agência do INSS.
Se desconhecer do que se trata estas modalidades ou por onde começar, você pode solicitar a ajuda de um advogado especialista para ajudar no seu caso e ver se realmente valerá a pena realizar o pedido de revisão.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…