Chamadas

Experiências de Pagamentos Mais Limpas. O que são e como utilizá-las?

Em 2020, assistimos o mundo enfrentar e se adaptar a um novo inimigo: a covid-19.

Já comentamos sobre isso anteriormente por aqui, a pandemia mudou a forma de estudar, se divertir, trabalhar e, também, de fazer negócios.

Mudou o jeito de nos relacionarmos uns com os outros e o mundo ao nosso redor.

A retomada gradativa das atividades econômicas, no entanto, exigiu dos estabelecimentos ainda mais adaptações para a preservação da saúde dos funcionários e clientes.

Atitudes como o distanciamento social seguro, a distribuição de máscaras e álcool em gel e o cuidado com aglomerações em ambientes fechados já é uma realidade absorvida pela maioria das pessoas.

Mas o varejo tem se preocupado, também, em como manter as vendas aquecidas de forma segura.

É um movimento que vem crescendo dia a dia e que recebeu o nome de Experiências de Pagamentos Mais Limpas.

Basicamente, consiste em um conjunto de boas práticas, somado a novas tecnologias e formas de oferecer possibilidades de pagamento que independem do contato físico e, em alguns casos, até mesmo de uma máquina de cartões.

Pagamentos digitais e por aproximação, por exemplo, já são uma realidade em muitos estabelecimentos que contam com soluções tecnológicas, inclusive oferecidas também pela Bmg Granito.

A utilização é bem simples, basta que a loja envie o Link de Pagamento por WhatsApp e o cliente acessa o checkout de pagamento no próprio celular.

Já as máquinas com tecnologia por aproximação recebem pagamentos de cartões, celulares e smartwatches apenas deixando-os próximos do sensor, sem precisar encostar no aparelho.

Designed by @yanalya / freepik

Além dessas facilidades de pagamento, muitos estabelecimentos oferecem ainda uma série de atrativos que reforçam as boas práticas de relacionamento com o público.

E são algumas dicas dessas que deixo a seguir:

  1. Comunicar essas facilidades oferecidas, deixando o consumidor mais tranquilo para comprar.
  2. Desinfetar, frequentemente, as máquinas de cartão, utilizando um pano umedecido com álcool 70º. Importante: jamais espirre o álcool diretamente na máquina.
  3. Disponibilizar álcool em gel e máscaras descartáveis aos funcionários e clientes, com fácil acesso.
  4. Para os funcionários do caixa, o ideal é o uso de face shield, aquela máscara transparente que protege a face inteira, inclusive os olhos.
  5. A máquina de cartão deve estar sempre ao alcance do cliente, para os pagamentos por aproximação.
  6. Evite manipular o cartão dos clientes. O ideal é que o próprio cliente o insira na máquina.
  7. Incentivar os pagamentos por aproximação e meios digitais, assim como as compras online.

Um pequeno gesto faz uma enorme diferença. E, juntos, saíremos melhores disso tudo.

Por Rodrigo Luiz Teixeira

Wesley Carrijo

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

21 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

1 hora ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

1 hora ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago