A extinção da DCTF que será substituída pela DCTFWeb está causando muita confusão entre os profissionais da contabilidade, mas não é preciso se desesperar, algumas das principais dúvidas dos contadores já foram respondidas e nós vamos te apresentar algumas delas.
Sempre que acontece uma mudança em uma obrigação acessória, muitas dúvidas aparecem, mas vamos simplificar como a substituição dessa obrigação vai acontecer e os pontos que vão ser alterados.
Profissionais de diversos setores estão preocupados com as mudanças causadas pela extinção da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), mas vamos responder com base no documento divulgado pela Receita Federal sobre a DCTFWeb 2025.
Uma grande preocupação dos contadores era o prazo da DCTFWeb que atualmente deve ser entregue todo o mês, até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência do fato gerador. Entretanto, veja as alterações:
O prazo de apresentação da DCTFWeb será alterado para o dia 25 do mês seguinte à ocorrência dos fatos geradores, mantendo-se a postergação do vencimento em caso deste cair em dia não útil.
Confira o cronograma até a unificação das obrigações:
Portanto, em fevereiro serão enviadas duas declarações: DCTF (Período de apuração 12/2024) e DCTFWeb já unificada (período de apuração 01/2025).
As empresas que estão em situação de inatividade devem enviar a DCTFWeb sem movimento em janeiro/2025 e não será mais necessário renovar a declaração caso a situação continue nos anos seguintes. A partir de 2026 a necessidade de renovação anual da declaração de inatividade não vai mais existir.
“Será possível gerar declarações sem movimento diretamente no Portal da DCTFWeb (e-CAC), bastando para isso o envio de uma apuração sem movimento no MIT”, afirma o documento de esclarecimentos preliminares sobre a DCTFWeb 2025.
O MIT é um serviço integrado com a DCTFWeb e servirá para incluir os débitos relativos a tributos que ainda não são enviados para a DCTFWeb por meio de uma escrituração fiscal específica (como ocorre com o eSocial ou EFD Reinf).
O MIT vai substituir o PGD DCTF, que atualmente é utilizado para a declaração dos seguintes tributos:
O acesso ao MIT deve ser realizado no mesmo site da DCTFWeb e o seu preenchimento poderá ser realizado diretamente na aplicação online ou por meio de importação de arquivo previamente preenchido no ambiente do próprio contribuinte.
O MIT está localizado no mesmo ambiente virtual da DCTFWeb acessado no Portal e-CAC.
Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional, você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…