Imagem por @freepik / @rawpixel.com / INSS / editado por Jornal Contábil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibilizará uma nova opção no extrato previdenciário que além de identificar as informações atuais como valores a receber e descontos, também exibirá os valores exatos que os aposentados e pensionistas poderão comprometer com o empréstimo consignado.
Segundo informações do Instituto, o extrato mostrará a margem que poderá ser comprometida com empréstimos, assim como os 5% adicionais do cartão de benefício. A novidade deve ser liberada para os segurados em setembro.
É importante esclarecer que é a partir deste extrato que aposentados e pensionistas podem saber quais valores são descontados diretamente pelo INSS por consignação. E, no caso de consultar empréstimos consignados ativos, quantos são os contratos, quantas parcelas ainda faltam para vencer, etc.
No dia 3 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro, sancionou uma nova lei onde o limite de crédito consignado foi ampliado para 45%.
A nova margem do crédito consignado agora funciona da seguinte forma:
Com o aumento da margem de crédito consignado, a taxa de juros se manteve a mesma para o cartão de crédito, conforme informado pelo INSS, tendo um limite de até 3,06% ao mês.
A consulta do extrato Previdenciário pode ser feita através da plataforma Meu INSS, disponível pelo site ou aplicativo de celulares. No entanto, a plataforma atual detalha apenas a margem de até 40%, sem o novo cartão consignado.
Veja como realizar a consulta do extrato consignado do INSS:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…