A declaração do Imposto de Renda em 2021, deve ser entregue até o dia 31 de maio, portanto, se você ou seu contador já fez o envio das informações saiba que é possível verificar se há alguma pendência com a Receita Federal.
Além disso, você pode acompanhar o status do documento, o que pode evitar que sua declaração caia na malha fina.
Para te ajudar, elaboramos este artigo para te contar que isso é possível através do Extrato do Imposto de Renda.
Esse documento garante outros benefícios ao contribuinte, então, continue conosco para saber como acesso à ele e como utilizá-lo.
Esse documento demonstra o status da sua declaração, o que pode evitar pendências e penalidades.
Desta forma, o contribuinte pode ainda ter acesso às seguintes informações:
Através do extrato também é possível acompanhar a sua declaração.
Mas, para isso, é preciso entender os termos que são utilizados pela Receita Federal para os procedimentos de recebimento e análise das informações que constam na declaração. Portanto, veja à seguir o que cada um deles quer dizer:
Em processamento: a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.
Se houver direito à restituição, significa também que a declaração ainda não foi liberada. A restituição só será liberada após o processamento e se não houver nenhuma pendência na declaração;
Processada: a declaração foi recebida e o seu processamento concluído, mas vale ressaltar que esta situação não significa que o resultado apurado tenha sido homologado, podendo ser revisto de ofício pela Administração Tributária;
Com pendências: este termo se refere às possíveis pendências encontradas no processamento da declaração em relação a algumas informações. O contribuinte deve regularizar as pendências, são elas:
Em análise: indica que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Receita Federal e aguarda:
Retificada: indica que a declaração original foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte;
Cancelada: Indica que a declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte, encerrando todos os seus efeitos legais;
Tratamento manual: A declaração está sendo analisada, então, aguarde a correspondência da Receita Federal.
Agora que você viu a finalidade do extrato do imposto de renda, saiba que é muito simples ter acesso a este documento tão importante.
Para isso, o contribuinte deve acessar a plataforma e-CAC que oferece vários serviços, por meio de um Certificado Digital. Se você não tiver, é necessário gerar um código de acesso.
Depois disso, clique em Declarações e Demonstrativos e escolha a opção “Extrato do Processamento da DIRPF”.
Também é necessário escolher o ano da declaração e selecionar a opção no título, pronto! Agora é só consultar todas as informações sobre a sua declaração.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Samara Arruda
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…