Falta de motivação da equipe é principal obstáculo na geração de resultados; veja como identificar e solucionar

Professora da IBE-FGV afirma que harmonia entre pessoas da equipe é fundamental e que a liderança estratégica é a ferramenta necessária

No mundo corporativo moderno, muito se fala a respeito de gestão e liderança. As empresas têm investido cada vez mais na formação e desenvolvimento de líderes por meio de programas de treinamentos, subsídios, palestras e eventos. Tudo isso com um objetivo simples: tirar o melhor da equipe e, assim, obter melhores resultados de produção, qualidade e economia.

Segundo a consultora organizacional, coach e professora da IBE-FGV, Rosa Perrella, o primeiro passo é ter a noção da importância do líder e de toda a equipe para a empresa. “O principal para a organização deve ser a equipe. Você pode até pensar que seria o cliente, mas não é, pois se você o entrega nas mãos de uma equipe despreparada, pode perdê-lo.

Isso ocorre, por exemplo, quando se é mal tratado durante um atendimento. Nesse caso, o alvo de reclamações passa a ser a marca ou a empresa em si. Isso é tão sério que você fala mal da marca, não da pessoa que o atendeu. Somente equipes felizes conseguem fazer os clientes felizes”, explica a especialista.

Rosa aponta que um dos grandes desafios para os líderes do mundo corporativo atual é a capacidade de lidar com as mudanças. A adaptação tornou-se requisito fundamental para o sucesso nas empreitadas frente a um mundo de pessoas e negócios cada vez mais dinâmicos. “A geração Y nasceu com a informação muito próxima e os veteranos devem aprender a lidar com isso.

Por outro lado, essa geração deve entender que, por trás do sucesso de alguém, há uma história e não dá para pular etapas. Fazer a fusão e promover a harmonia das habilidades é a tarefa mais desafiadora do líder, mas que trará grandes benefícios”, destaca.

Um dos fatores que ajudam os líderes a obterem os melhores resultados é tratar cada integrante como único, com a percepção de que cada profissional possui suas próprias características e necessidades. “As novas gerações valorizam muito o clima no ambiente de trabalho e a qualidade da liderança.

O líder deve reconhecer seus erros e pedir desculpas caso tenha magoado ou prejudicado alguém. Ele deve buscar flagrar a pessoa fazendo algo certo para elogiar em público. Quando ocorrer um mal entendido, ele precisa agir com muita calma e humildade. Esse tipo de atitude gera admiração nas pessoas e o sucesso fica muito mais próximo”, explica a professora.

Segundo ela, uma pessoa não é capaz de motivar a outra, mas ela pode influenciar o que já estava definido. Um elogio, por exemplo, pode deixar um colaborador motivado, em média, quatro semanas. Confira algumas dicas para identificar o nível de motivação de sua equipe.

Absenteísmo

Atrasar frequentemente ou extrapolar o horário do almoço pode significar falta de motivação. Para reverter o quadro, será necessária uma conversa transparente com o colaborador, não sobre os atrasos, mas sobre a sua satisfação com o trabalho.

Baixa produtividade

Tão importante quanto a assiduidade e o compromisso no local de trabalho é a produção e a qualidade. Alguém desmotivado tende a produzir menos, o que pode comprometer os processos da empresa e gerar desconforto com a equipe. Identificar o motivo da insatisfação também será o melhor remédio.

Alta rotatividade

Colaborador insatisfeito muda de trabalho. Também conhecido como turnover, a rotatividade da equipe diz muito a respeito do nível de motivação e satisfação das pessoas. Se a taxa for alta, algo precisa mudar, seja nos processos ou na gestão.

Rosa Perrella é consultora empresarial, coach organizacional, professora e palestrante, especialista em gestão de liderança e desenvolvimento de equipes e coach organizacional. É formada em Administração, mestranda em Educação, possui MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE-FGV e tem Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação Avançada.

jornalcontabil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

30 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago