Imagem por @vectorium / Freepik e Aplicativo CadÚnico editado por Jornal Contábil
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) se trata de um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda para a seleção de beneficiários e a integração dessas pessoas para os mais diversos programas sociais governamentais.
Ao se inscrever no CadÚnico, as famílias de baixa renda podem ter acessos aos mais diversos benefícios, como:
No entanto, o Ministério da Cidadania informou que as famílias que não atualizarem os dados do CadÚnico podem ter o benefício suspenso e posteriormente cancelado.
Conforme informado pela pasta, os registros que não forem regularizados serão excluídos da plataforma do CadÚnico a partir de julho de 2023.
As famílias inscritas no CadÚnico possuem algumas ferramentas para a consulta, onde é possível identificar se o mesmo está em fase de averiguação que ocorre no caso de discordância entre os dados preenchidos, ou revisão cadastral, relacionado a famílias que atualizaram a inscrição pela última vez entre 2016 e 2017.
A consulta pode ser feita através de algum dos seguintes canais:
Para atualizar os dados do CadÚnico será necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município para a correção dos dados.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…