Fique Sabendo

Famílias integradas por crianças autistas podem sacar o FGTS? Entenda

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício de natureza trabalhista, cuja função é amparar o cidadão em determinadas situações. Dentre as ocasiões em que o dinheiro do fundo é liberado, a mais comum é mediante a uma demissão sem justa causa. 

Por sua vez, os recursos do fundo também podem ser retirados em outras diversas situações tais como: aposentadoria, em casos de doença grave, ao completar 70 anos, aquisição da casa própria, após 3 anos ininterruptos sem registro na Carteira de Trabalho, entre outras. 

Em relação às famílias compostas por crianças autistas, o saque também é possível, entretanto, será necessário ingressar na justiça solicitando a autorização para retirada do dinheiro. Isto porque, a situação na compõem as normas de elegibilidade do FGTS. 

No entanto, diante de um parecer favorável do juiz, o saque pode ser permitido, disponibilizando o recurso para o pagamento de tratamentos necessários, bem como para compra da medicação específica da doença. 

Vale comentar o caso de um pai de uma criança portadora de TEA (transtorno do espectro autista) que recebeu uma decisão unânime do Tribunal Regional da 3ª região. Na ocasião, a doença foi atestada através da apresentação de laudos e atestados médicos, comprovando a necessidade de um tratamento multidisciplinar para o filho. 

Sobre o referido caso, a defensora  pública federal, Luísa Ayumi, salientou que o ideal seria uma alteração na legislação, que por sua vez, permitisse o saque do FGTS para famílias com dependentes autistas.

Contudo, até então, o resgate dos recursos do fundo, nestes casos, somente são autorizados mediante a decisão de um juiz. Ayumi chega a acrescentar que isto poderia ser possível, ainda por  uma decisão judicial em ação coletiva.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

12 horas ago