Empresas do grupo:

Início » Fechamento contábil: 5 dicas para elaborar e evitar erros

Fechamento contábil: 5 dicas para elaborar e evitar erros

por Wanessa
4 minutos ler

Com o final do ano se aproximando, chega o período das empresas realizarem o fechamento contábil, o que pode parecer um momento complicado para alguns contadores marca a despedida de 2024.

Através do fechamento é possível identificar o desempenho financeiro e operacional do negócio e realizar avaliação dos recursos disponíveis e débitos, para evitar problemas futuros que podem prejudicar a empresa.

O fechamento contábil é extremamente importante, sendo um relatório de movimentação da empresa, com dados do setor fiscal, trabalhista, contábil e financeiro do da organização. Nos próximos tópicos apresentaremos algumas dicas para te ajudar com o seu fechamento.

Monte um cronograma

Definir prazos é indispensável para atividades complexas, isso vai te ajudar a obter melhores resultados, é necessário que você determine um prazo para cada obrigação e cumpra as datas estabelecidas.

O fechamento contábil conta com muitas informações, um erro mínimo pode criar inúmeros problemas, por este motivo a organização é indispensável para o sucesso do seu fechamento contábil. 

Controle de estoque

O controle de estoque é indispensável para todas as empresas, mesmo que uma organização ofereça serviços e não produtos, é necessário um livro com inventário atualizado de estoque, recursos e insumos utilizados para a realização das atividades.

Essas informações também serão utilizadas no seu fechamento contábil, portanto é preciso reunir todas elas, é indispensável ter um controle do seu estoque.

Organize todos os documentos

Como citamos no tópico anterior, em um fechamento contábil a organização não é negociável, mas sim obrigatória, você deve garantir que todos os documentos estejam com acessíveis e separados.

Confira alguns dos principais documentos:

  • FGTS e INSS (Guia de recolhimento).
  • Comprovantes de contribuição sindical.
  • Comprovantes de pagamento de salário, férias, rescisões e notas emitidas.
  • Vales-transporte, vales-alimentação e atestados médicos.
  • documentos fiscais eletrônicos, gerados por softwares próprios ou pelo Sistema Eletrônico de Escrituração Digital Fiscal;
  • notas fiscais (entrada e saída) relativas a produtos e serviços;
  • comprovantes de recolhimento tributário;
  • extratos bancários e financeiros;
  • recibos e comprovantes de receita ou de despesas diversos, que não sejam relacionados às questões trabalhistas e tributárias;
  • relatórios financeiros;
  • livro inventário.

Revise quantas vezes forem necessárias, todos os documentos e as informações de cada um deles devem ser revisados, é preciso ter muita atenção aos detalhes.

Realize os cálculos

Essa é uma das etapas mais importantes e mais trabalhosas de um fechamento contábil, é necessário que erros não sejam admitidos. Para facilitar a realização desta etapa, os escritórios contábeis utilizam sistemas de automatização, para agilizar os cálculos e minimizar os erros.

Faça uma breve pesquisa e procure mais informações sobre os melhores sistemas contábeis, se você não confia no que utiliza atualmente.

Revise mais um pouco

Por fim, nossa dica é: revise. Para evitar erros e entregar um trabalho de qualidade, apesar dos sistemas contábeis, faça uma revisão de todas as etapas. Documento e cálculos, confira tudo, isso ajudará a entregar um melhor e mais confiável serviço.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More