Não é por acaso que o contador é um profissional de extrema relevância na rotina de uma empresa, pois, ele é responsável por uma série de atividades como, a transmissão das obrigações acessórias, o cálculo dos impostos e a elaboração dos livros contábeis.
Contudo, para que todos esses deveres sejam honrados, é preciso que o empresário realize o envio de todos os documentos necessários para este profissional, do contrário, sofrerão o impacto financeiro ou patrimonial, como gastos e receitas, contratos futuros, notas fiscais ou extratos bancários.
Os documentos são separados em categorias, levando em conta a área na qual estão relacionados, sendo assim, é possível que sejam trabalhistas, fiscais, contábeis ou, até mesmo, referente ao controle de estoque.
Observe cada um deles a seguir:
Esses documentos se baseiam na relação de trabalho junto à empresa, seja junto ao trabalhador assalariado ou não.
Assim, conseguem prestar suporte ao processamento da folha e são escriturados na contabilidade.
Além do mais, podem ser utilizados perante a análise das obrigações.
São eles:
Esta é uma das categorias mais importantes, uma vez que, qualquer pendência pode resultar em sérios problemas junto ao Governo, desta forma, é essencial se atentar quanto aos seguintes documentos:
O restante dos documentos que não se referem às áreas trabalhista e fiscal são integrados à movimentação fiscal, auxiliando no controle de caixa, como:
Por fim, é necessário ter o controle do estoque e manter sempre o Livro Inventário atualizado, atividade que, inclusive, se trata de uma obrigação legal.
Tais dados afetam diretamente nos demonstrativos financeiros e, são primordiais na apuração do custo de mercadoria vendida, em outras palavras, a despesa correspondente à venda de produtos ou transferência de serviços.
Todo empresário sabe que tempo vale ouro, portanto, a prática de adotar novas tecnologias que possam agilizar os processos internos sem comprometer a qualidade, se tornou fundamental.
É por essa razão que os sistemas de gestão, por vezes denominados de ERP, ganharam um espaço significativo na rotina corporativa, elevando a produtividade e agregando valor para os clientes.
Essa facilidade é facilmente vista e bem apreciada, porque, além de automatizar, esses sistemas auxiliam no desenvolvimento do fluxo de trabalho, integrando todos os dados gerados por vários setores.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Laura Alvarenga
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…