O prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017, relativa ao ano-calendário 2016, iniciou ontem (02/03) e se encerra às 23h59 do dia 28 de abril.
Até às 17h de ontem mais de 280 mil declarações foram enviadas, segundo dados da Receita Federal.
E de acordo com a Fenacon, uma das maneiras mais práticas de entregar a declaração do IR é com a utilização do certificado digital.
Usando o certificado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), o contribuinte pode baixar a declaração já pré-preenchida no site da Receita Federal e fazer somente os ajustes nas informações e adições de despesas e deduções.
Tal procedimento acelera o processo e reduz a chance de erros na prestação de contas.
Nas palavras do superintendente do Instituto Fenacon, Elias Nicoletti Barth “O certificado simplifica a rotina de pessoas físicas e jurídicas, em especial no caso da declaração do Imposto de Renda, em que auxilia na redução do risco de a declaração cair na malha fina. Isso atende, inclusive, a uma reclamação recorrente dos contribuintes, que precisavam aguardar meses até serem notificados sobre problemas no preenchimento dos dados”.
Com informações da Fenacon.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…