Felizmente, em grande número de regiões do país, o pior da pandemia já passou. O cenário, segundo especialistas em saúde, demonstra uma certa estabilidade nos números da doença.
Diante disso, as atividades comerciais e de turismo começam a retornar à uma certa normalidade.
Sendo assim, à medida que a curva de contágios pelo coronavírus vai caindo, os destinos tem sido reabertos.
Desta forma, as viagens devem se intensificar neste final de ano, principalmente com a proximidade do feriado do Dia das Crianças, que é comemorado na próxima segunda-feira, 12.
De acordo com os dados atualizados da covid-19 no Brasil, 10 estados apresentam queda nos números, sendo eles: PR, RJ, PA, RO, RR, TO, PB, PE, PI e RN.
Outros 12 e o Distrito Federal estão em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente, são eles: RS, SC, MG, SP, DF, GO, MS, MT, AL, BA, CE, MA e SE.
Os demais continuam apresentando uma alta considerável com relação às notificações. Desta forma, separamos as principais destinos para quem quer aproveitar o feriado prolongado:
Na capital brasileira, há pelo menos oito semanas foi registrada queda nos números da covi-19.
Dentre as atrações que foram reabertas com horário reduzido estão: Memorial JK, Catedral e o Parque Água Mineral, Mirante da Torre de TV, os passeios de catamarã pelo Lago Paranoá da Mar de Brasília;
Já são sete semanas de queda, sendo assim, o comércio e restaurantes de modo geral estão funcionando desde o dia 15 de julho. As praias estão teoricamente fechadas;
Há cinco semanas tem sido registrado queda, assim como, Bombinhas e Galinhos que também abriram suas pousadas, restaurantes e bares inclusive com música ao vivo; as praias estão liberadas para grupos de até seis pessoas.
Estão à quatro semanas sem aumento das notificações confirmadas, além de Maragogi que segue à três semanas com consecutivas de queda.
No local estão liberadas piscinas naturais, sendo assim, os barcos que levam às piscinas podem operar com 50% da capacidade. Os restaurantes também estão abertos.
Outros quatro destinos estão à três semanas sem aumento dos casos. Dentre eles Maragogi, São Miguel dos Milagres, Chapada dos Veadeiros e Xingó.
Já estão abertos hotéis, restaurantes. Na Chapada dos Veadeiros, no entanto, a Cachoeira Santa Bárbara ainda não tem previsão para ser reaberta. Confira outros destinos que podem ser visitados:
O planejamento de uma viagem ficou um pouco mais difícil, pois, agora, é necessário estar atento às medidas de segurança devido à pandemia.
Sendo assim, além de se programas também verifique com antecedência se o local escolhido está aberto para receber turistas e se prevê protocolos sanitários de acordo com as determinações de combate à covid-19.
Independente do seu destino, é necessário continuar seguindo as principais recomendações, dentre elas:
Pensando em diminuir os riscos de contágio, as companhias aéreas têm tomado certos cuidados, tendo sido criados protocolos de segurança.
Sendo assim, as três maiores companhias aéreas (Latam, Gol e Azul) estabeleceram praticamente os mesmos critérios, diante disso, os protocolos estão sob supervisão da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Além disso, também foram estabelecidas novas determinações para prazos de adiamento ou cancelamento de viagens. Dentre eles estão:
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…