A Caixa Econômica anunciou os critérios para saques do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) inativo em 2017. Nesta terça-feira (14), a CEF vai disponibilizar um site e outros canais para o trabalhador poder consultar se tem conta, com saldo, ou não. Um deles será o número 0800 específico para tirar dúvidas sobre o assunto.
O mês de aniversário do dono da conta vai orientar calendário de liberação do fundo. Dessa forma, quem nasceu em fevereiro, por exemplo, poderá a sacar a partir de março. Já quem faz aniversário em março, vai receber em abril e assim sucessivamente. O calendário oficial com as datas de pagamento ainda será lançado, mas a expectativa é de que os pagamentos comecem a ser liberados a partir do dia 13 de março.
Naum Bruno, Gerente geral da Caixa Econômica Federal em Tabatinga, explica que são dois os critérios para poder sacar o FGTS: se o trabalhador tiver sido demitido por justa causa ou se pediu demissão até dezembro de 2015. Naum ressalta ainda que não haverá burocracia para o saque.
Segundo o Ministério do Trabalho, mais de 18 milhões de contas enquadram-se neste critério. Nelas, estão depositados R$ 41 bilhões e 400 mil, a maior parte tem saldo inferior a um salário mínimo. Atualmente o trabalhador, pode consultar a conta do FGTS nas agências da caixa, para isso, é preciso levar um documento de identificação com foto e o número de inscrição PIS/Pasep. Outra opção é a consulta nos caixas eletrônicos com o cartão cidadão.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…