As empresas do eSocial dos grupos 2,3 e 4 do e Social já podem iniciar a fase de testes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço Digital (FGTS). O período começou na última sexta-feira, dia 23.
Os empregadores do grupo 1 do eSocial (faturamento anual superior a 78 milhões de reais no ano de 2016) já estão utilizando o FGTS Digital desde o dia 19 de agosto. Eles devem aproveitar esse período de testes para utilizar as funcionalidades disponíveis. Com foco especial na geração de guias e na simulação de pagamento das mesmas, a fim de simular todo o processo de recolhimento do FGTS.
De acordo com nota do MTE, o ambiente de testes em Produção Limitada comportou-se conforme o esperado. As empresas do grupo 1 estão conseguindo visualizar o reflexo das informações prestadas no eSocial dentro do FGTS Digital. Alguns ajustes pontuais foram realizados e o sistema continua em monitoramento permanente para outras melhorias.
Leia também: FGTS Digital: Multa De Até 30% Do Saldo Total Do Trabalhador
O período de testes termina no dia 10 de novembro. Portanto, é primordial que os empregadores aproveitem a oportunidade para conhecerem a nova sistemática e adaptarem suas rotinas de trabalho.
Os testes de uso do sistema podem garantir aos empregadores uma transição tranquila e evitar dificuldades ou problemas quando houver a substituição em janeiro de 2024.
O objetivo é possibilitar que as empresas e o Departamento Pessoal (DP) possam realizar simulações de várias situações. Isso servirá não apenas para identificar e corrigir eventuais problemas na plataforma, mas também para se familiarizar com as mudanças. Além de estar preparado para lidar com elas quando forem implementadas no cotidiano.
A Secretaria de Inspeção do Trabalho -SIT, gestora do FGTS Digital, está analisando juntamente com o SERPRO a alteração na forma de assinaturas de procurações.
Atualmente, o Sistema de Procurações Eletrônicas-SPE utiliza a ferramenta disponibilizada pelo gov.br, que exige dupla validação no momento de assinar um documento, via SMS ou código enviado para o aplicativo gov.br. Como não se trata de um serviço específico do FGTS Digital, não há como alterar esse comportamento.
Diante de diversas solicitações e dificuldades encontradas pelas empresas nesse serviço, a equipe técnica analisa disponibilizar o Assinador SERPRO, que não exige dupla validação, mas exige a instalação de um aplicativo no computador do usuário.
Ainda não há uma data para implantação dessa nova opção, mas ela tornou-se prioritária no desenvolvimento do sistema e espera-se que fique disponível em breve.
Leia também: PIX Será A Nova Forma De Pagamento Do FGTS Digital
Para acessar essa plataforma, é necessário utilizar o login de registro do site gov.br. Esse é um meio seguro e confiável para que qualquer usuário possa ter acesso a diversos serviços do Governo Federal, inclusive quanto aos registros do FGTS.
Para a empresa, é possível realizar esse processo por meio de um certificado digital que deve estar vinculado ao CNPJ da corporação.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…