Categories: ChamadasDestaquesINSS

FGTS do cônjuge para saldar financiamento da Caixa

Sobre o uso do saldo de FGTS

Todo aquele que trabalha de carteira assinada possui o direito de ter depositado em uma conta vinculada mantida junto à CAIXA ECONÔMICA FEDERAL o valor equivalente a 8% (oito por cento) de sua remuneração.

Os valores devem ser depositados mensalmente pelo empregador, e com ele, a CAIXA financia vários projetos de cunho social, entre eles, o conhecido e popular “Minha Casa Minha Vida”, parte integrante do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Segundo a Lei do FGTS (Lei 8.036/1990), no momento da contratação de financiamento pelo SFH, o trabalhador/contratante tem a opção de utilizar do seu próprio saldo de FGTS para amortizar o saldo devedor.

Portanto, a utilização do próprio saldo devedor pelo trabalhador/contratante já conta com previsão legal, sendo um direito positivado.

Curiosa, no entanto, é a situação daquele que, sendo casado ou vivendo em regime de união estável, possui contrato pelo SFH firmado apenas em seu nome, e o seu cônjuge ou companheiro (que não integra o contrato) possui valores depositados em sua conta vinculada (FGTS) em quantidade tal que poderia reduzir sensivelmente o valor das parcelas mensais do financiamento, ou até mesmo possibilitar a quitação do financiamento.

Cônjuge/Companheiro

Em tais casos, mesmo não sendo o cônjuge/companheiro detentor do saldo de FGTS parte integrante do contrato de financiamento, é possível que utilize o seu saldo de FGTS para quitar ou amortizar o saldo devedor do financiamento.

Para tal, devem os interessados procurar a agência bancária em que foi formalizado o contrato de financiamento e solicitar, por escrito, a realização da operação. Em caso de recusa por parte da agência (o que se tem verificado na ampla maioria dos casos), devem então procurar um advogado da sua confiança para ingressar com ação judicial visando a obtenção de sentença que determine à CAIXA a obrigação de realizar a operação (amortização ou quitação).

É o que se pode observar de reiterados julgados do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que tem adotado o entendimento de que possibilitar a amortização/quitação do financiamento com o saldo de FGTS de um dos cônjuges/companheiros é postura que ampara a família no aspecto social de moradia, direito fundamental assegurado pela Constituição Federal de 1988.

Fernando Costa Martins é advogado

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago