A modalidade de saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), continua disponível aos trabalhadores de todo o país. Porém, o calendário de depósito e saque está chegando ao fim: aqueles que ainda tem interesse precisam solicitar o recebimento do recurso até o dia 31 de dezembro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, todos os trabalhadores que estavam habilitados já receberam o crédito dos recursos em suas poupanças digitais. Porém, se você ainda não recebeu o dinheiro e pretende fazer o saque, saiba como garantir o seu direito:
Assim como é feita a solicitação para o recebimento do benefício, o trabalhador também deve informar à Caixa Econômica Federal que não tem interesse em sacar o dinheiro. Neste caso, o pedido é feito pelo mesmo sistema, sendo necessário apenas clicar no botão “Não quero receber”.
Diante disso, a Caixa tem até 10 dias para aceitar o aviso antes da data que está programada para o depósito do dinheiro, mas se o trabalhador deixar de se manifestar deve esperar que o recurso volte para a conta FGTS, o que acontecerá no dia 30 de novembro.
Mas se você faz parte do grupo que avisou à Caixa que não queriam receber mas acabou mudando de ideia, saiba que ainda é possível registrar o “desfazimento do crédito” no aplicativo ou site. Como mencionamos acima, o pedido de resgate dos valores ficará disponível até o último dia do ano corrente.
Os últimos que receberão o FGTS Emergencial são os nascidos entre os meses de setembro à dezembro. Eles já tiveram o dinheiro depositado em suas contas, porém, somente poderão fazer o saque a partir dos dias 31 de outubro e 14 de novembro, respectivamente.
O valor que pode ser recebido é de até R$ 1.045 sendo esta, uma das medidas estabelecidas pelo Governo Federal para amenizar os impactos causados pela pandemia de coronavírus. Com isso, a expectativa é de que cerca de 60 milhões de trabalhadores sejam beneficiados com mais de R$ 37,8 bilhões.
Para saber se você tem direito ao recurso ou acompanhar as movimentações referentes ao FGTS, a Caixa Econômica Federal disponibiliza alguns meios de atendimento à população.
Já citamos o site FGTS (caixa.gov.br), mas temos ainda a Central de Atendimento Caixa 111, através da opção 2; além do Internet Banking Caixa ou o app FGTS para aqueles que preferem mais facilidade na hora de acessar suas informações.
Por Samara Arruda
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…