Categories: CarreiraCLTDestaques

FGTS – Especialistas dão dicas de como usar o saldo da conta para realizar sonhos

Com o dinheiro extra das contas inativas do FGTS, especialistas recomendam aos trabalhadores investir em fundos mais conservadores, ou seja, aqueles em que há riscos menores de perdas. Para Haroldo Monteiro, economista especializado em Finanças da faculdade Ibmec, há opções interessantes para quem deseja aplicar o montante e ter um rendimento financeiro maior do que o do Fundo de Garantia atual (de 3% ao ano mais Taxa Referencial, que está praticamente zerada). O FGTS, hoje, rende menos do que a inflação (6,29%, em 2016). Segundo ele, a poupança, por exemplo, tem rendimento de 7% no ano. Já o Tesouro Direto dá um retorno anual de 11%.

— O Tesouro Direto é a melhor aplicação que existe no momento, para quem tem algum dinheiro guardado. É democrático, pois é para quem tem muito dinheiro e para quem tem pouco. Com R$ 30, já é possível investir — disse.

O Tesouro Direto foi uma das opções de investimento que mais cresceram no ano passado. É um programa de negociação de títulos públicos a pessoas físicas por meio da internet. Para o pequeno investidor, é considerado uma opção de investimento de baixo custo e segura, já que os títulos públicos são considerados os de menor risco na economia.

Ao comprar um título, explica Monteiro, o investidor tem uma taxa de rendimento anual que é prometida pelo Tesouro Nacional, que administra os papéis. Porém, o valor somente é garantido se quem investiu ficar com o papel até a data de vencimento. Caso o venda antecipadamente, receberá apenas o valor de mercado.

O investidor precisa ficar atento, pois existem quatro tipo de títulos. Pode-se aplicar num título prefixado, no qual o trabalhador já conhece a rentabilidade final. Além disso, existe o título indexado à Selic, parâmetro oficial da economia. Este é o que tem menos risco, pois é ligado à taxa de juros, que oscila de acordo com as decisões do governo federal.

A jornalista Joice Rodrigues, de 41 anos, acha que foi uma excelente ideia do governo nos dar a possibilidade de resgatar esse saldo inativo do Fundo de Garantia:

– Em outras circunstâncias, eu o usaria para viajar, tirar férias com meus filhos, mas, na atual conjuntura, num ano em que decidi apostar no meu trabalho, vou usá-lo para pagar algumas dívidas. O início de ano, principalmente para quem tem filhos, é pesado. São muitas contas a pagar: IPVA e IPTU, além de dívidas feitas no fim do ano, para as festas.

Entenda a diferença

O educador financeiro Rogério Braga, da DSOP Educação Financeira, explica que a pessoa que está endividada não necessariamente está inadimplente. Segundo o especialista, o endividado é qualquer pessoa que tem um débito a pagar, seja um financiamento ou uma fatura do cartão de crédito, por exemplo, enquanto o inadimplente é aquele que não consegue honrar os compromissos financeiros, ou seja, está com contas ou prestações em atraso e até com o nome inscrito em cadastros como os do SPC e da Serasa: “Em caso de inadimplência, o cartão de crédito e o cheque especial, por causa dos juros, devem ser avaliados com prioridade e pagos logo, pois os juros no Brasil são muito extorsivos”, aconselhou. Caso as contas estejam em dia, segundo o educador financeiro, o ideal é utilizar esses recursos que serão liberados com o saque das contas inativas do FGTS para a realização de sonhos e objetivos da família, ainda que num outro momento.

Invista para o futuro

Para que a pessoa utilize o dinheiro a fim de realizar os desejos futuramente, Rogério Braga sugere que os recursos sejam aplicados em investimentos como o Tesouro Direto ou outro fundo com bom rendimento. A quantia poderá ser sacada, com juros, depois de um tempo. “Se for para ficar com o dinheiro em casa, é melhor deixá-lo aplicado na poupança. Mas lembre-se de que essa modalidade não é tão indicada neste momento. O ideal é comprar títulos públicos para, futuramente, realizar seus sonhos de curto, médio e longo prazos.

Leia mais: https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/especialistas-dao-dicas-de-como-usar-saldo-do-fgts-para-realizar-sonhos-20839048.html#ixzz4XAaG7ub4

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago