Saiba tudo o que precisa sobre o FGTS inativo, como consultar seu saldo, datas de recebimento do Fundo de Garantia e muito mais.
Os trabalhadores que tem saldo em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderão fazer o saque desse rendimento no período de 13 de março até 14 de julho, de acordo com alguns critérios impostos pela Caixa Econômica Federal e aprovados pelo presidente da República em exercício Michel Temer.
As contas inativas do Fundo de Garantia são aquelas contas de empresas na qual a pessoa não faz mais parte e que abandonou o emprego até o dia 31 de dezembro de 2015, sem justa causa. Essas contas deixaram de receber depósitos assim que o trabalhador saiu do trabalho.
Por meio do site da Caixa Econômica Federal você poderá fazer a consulta do saldo inativo do seu FGTS.
Consulta do FGTS Inativo site da Caixa
1 – Acesse o link https://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/saldo_fgts.asp
2 – Clique no botão “consulta extrato completo FGTS”
3 – digite o Número de Inscrição Social (NIS) ou do PIS (está na carteira de trabalho e é o número do Cartão Cidadão)
4- Digite a senha (se não tiver senha a cadastre nesse momento na opção indicada no site e vá até uma Casa Lotérica ou agência da Caixa para liberar sua senha)
5- Se esqueceu a senha solicite uma nova nas Agências da Caixa ou Casas Lotéricas com o cartão cidadão ou ligue para 0800 726 0101 para mais informações.
É indicado que os trabalhadores que queiram consultar extratos das contas do FGTS sejam elas ativas ou inativas, entrem na página e digitem
Por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal você consegue ter acesso ao saldo da sua conta inativa do FGTS. Confira o passo a passo:
1 – Acesse Apple Store (em caso de aparelhos Apple) ou o Google Play (em casos de aparelhos com sistema operacional Android).
2- Busque pelo aplicativo FGTS Trabalhador e o baixe no celular.
3 – Cadastre uma senha se não tiver e adicione no campo indicado o número do NIS ou PIS.
O aplicativo é 100% de graça e está disponível para smartphones e tablets com sistemas Andrioid, iOS da Apple e Windows Phone.
Você também pode consultar o seu FGTS pessoalmente na sua agência Caixa mais próxima
Você pode consultar pessoalmente os extratos do FGTS até uma das agências da Caixa Econômica Federal pessoalmente com seus documentos pessoais em mãos e Cartão Cidadão se tiver (se não tiver leve a Carteira de Trabalho para que possam consultar o número do seu PIS).
Com o Cartão Cidadão e com a senha devidamente em dia você consegue consultar o saldo do FGTS em qualquer caixa eletrônico da Caixa ou nas Casas Lotéricas.
O calendário de pagamento do FGTS inativo será confirmado ainda em fevereiro de 2017, no entanto, já foi relatado que os pagamentos começam em março e serão feitos pela ordem de nascimento. Sendo assim, a pessoa que nasceu em fevereiro, por exemplo, deverá receber o benefício em março.
Mas, é provável que alguns meses as pessoas nascidas em mais de um mês possa sacar, pois a previsão é que até o mês de julho todos os pagamentos sejam liberados.
A pessoa tem a opção de sacar, ou deixar na conta do FGTS esse dinheiro, mas a Caixa vai dar um prazo para esse saque acontecer e depois dessa data o dinheiro ficará retido novamente na conta após o prazo da Caixa.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…