Fique Sabendo

FGTS: Governo anuncia pagamento de mais de 50% do lucro

O presidente Jair Bolsonaro, atualmente sem partido, vetou no ano passado, a distribuição de 100% do lucro do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Sendo que logo em seguida, foi anunciado que, o percentual a ser distribuído entre os trabalhadores poderá ultrapassar 50%.

A lei que foi revogada, estava em vigor desde o governo do ex-presidente Michel Temer, que previa a divisão de metade dos lucros. Mas, em 2019, segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social, ficou decidido que o percentual de distribuição será determinado anualmente pelo Conselho Curador do FGTS.

Também ficou claro que a quantia será definida sem o teto de 40%, desconsiderando questões financeiras do fundo anual.

O valor a ser repassado aos trabalhadores, referente ao lucro do FGTS, anualmente, é calculado de forma individual, sendo proporcional ao dinheiro em cada conta em 31 de dezembro do ano interior. E funciona assim, contas com saldo maiores recebem mais, contas com saldos menores recebe menos.

Por que motivo o presidente vetou

Um dos motivos pelo qual a medida foi vetada é para não prejudicar os recursos que são destinados ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a distribuição de 100% do lucro do Fundo iria afetar negativamente a população mais pobre e iria favorecer aqueles com renda maior.

“contraria o interesse público, pois reduz drasticamente os descontos concedidos para famílias de baixa renda no programa Minha Casa Minha Vida, reduzindo o acesso ao programa pela camada mais necessitada da sociedade, bem como aumenta o lucro do FGTS, de forma a favorecer as camadas sociais de maior poder aquisitivo, que são as que possuem maior volume de depósitos e saldos na conta do FGTS”, concluiu o MDS.

FGTS Emergencial para junho

Foi anunciado pelo governo para dar um gás na economia, a liberação de uma nova rodada de saques do FGTS – Fundo de Garantida do Tempo de Serviço para 2020. Essa media é bem diferente do saque-aniversário, que começou no mês de abril.

Na verdade, no FGTS Emergencial, o trabalhador poderá realizar um saque de até R$ 1.045 nas contas ativas (emprego atual) e inativas (empregos antigos). Porém, será necessário que exista saldo disponível. Essa modalidade não precisará de um calendário oficial, o que está até agora decidido é que os saques começarão em 15 de junho e irão até 31 dezembro de 2020.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago