Saque do FGTS - Imagem por Ricardo Matsukawa / VEJA.com / editado por Jornal Contábil
Atualmente existem diversos temas de grande interesse do cidadão que trabalha ou trabalhou com carteira assinada e possui o FGTS – fundo de garantia por tempo de serviço. Em todos eles existem oportunidades para o trabalhador acessar um dinheiro que é dele por direito.
Iniciando pelo último mas que pode ser o mais importante em termos de ganho de valores para o cidadão. A revisão do FGTS busca recompor as perdas da correção monetária do fundo perante a inflação desde 1999 até os dias atuais.
Para se ter uma ideia, em média, este cálculo gera 10 mil reais para cada trabalhador, segundo aponta a startup LOIT FGTS que oferece o serviço de cálculo gratuitamente em fgts.loitlegal.com.br.
Para efetuar o cálculo, basta acessar o site e ter em mãos os extratos do fundo de garantia em formato PDF, que podem ser obtidos no aplicativo FGTS da Caixa para smartphones. O resultado sai na mesma hora e sem custo.
Conhecendo o resultado, a pessoa pode decidir por entrar com o pedido de revisão antes que o STF julgue o mérito, de forma a garantir seu “lugar na fila”, ou seja, ter maiores chances de recuperar esses valores do passado e assim aumentar seu saldo do FGTS para utilizar nas outras modalidades a seguir.
É importante destacar também que, mesmo quem já sacou valores do FGTS pode entrar com o pedido e, nestes casos, receber o dinheiro corrigido correspondente ao tempo em que os valores ficaram depositados no fundo de garantia.
O chamado saque aniversário é uma modalidade mais recente de saque, onde todos os trabalhadores podem retirar uma quantia pequena uma vez ao ano, no mês do seu aniversário.
Com isso, instituições financeiras começaram a oferecer uma modalidade de empréstimo vinculada ao saque aniversário, conhecida como antecipação do saque aniversário. Neste caso, a pessoa pode receber até 7 anos de valores antecipados porém com o desconto da taxa de juros de antecipação desses valores que pode ser um valor alto.
Outro ponto importante a ser considerado é que uma vez optando pelo saque aniversário, o cidadão fica impossibilitado de receber o saque na rescisão de um contrato de trabalho por exemplo.
Trata-se de um depósito anual adicional nas contas do fundo de garantia para retornar parte do resultado do dinheiro do fundo aplicado na área da construção civil.
Estes valores foram liberados em 27/08 num montante total de 13 bilhões, o que corresponde a pouco mais de 100 reais por conta com saldo até dezembro de 2021.
Para consultar esses valores, basta acessar o mesmo aplicativo do FGTS onde é possível obter os extratos para o cálculo da revisão do FGTS.
Finalmente o assunto mais recente e que ainda levará um bom tempo em tramitação no governo, é o projeto que busca permitir ao trabalhador o saque do fundo de garantia mesmo nos casos onde ele pede demissão.
Atualmente a regra é que o saque é permitido apenas quando a demissão é feita pelo empregador, pois assume-se que o trabalhador neste caso precisa usar sua “poupança” até conseguir uma nova ocupação com remuneração.
O projeto de lei 1.747/22 de autoria do deputado Laércio Oliveira (PP-SE) quer portanto mudar essa regra e ampliar o acesso aos valores do FGTS. No entanto, o assunto ainda precisa tramitar em todas as esferas do legislativo antes de se tornar uma realidade.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…