Já começou o pagamento do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que permite uma retirada anualmente de parte do saldo das contas ativas ou inativas.
Os primeiros a receberem serão os nascidos em janeiro e fevereiro. Mais de 530 mil pessoas receberão um montante superior a R$ 896,4 milhões, conforme informação da Caixa Econômica Federal.
Por causa do isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, a Caixa desenvolveu um aplicativo, o App FGTS, para as pessoas que optarem por receber o dinheiro direto na conta de qualquer banco.
Para aderir o saque-aniversário 2020 você terá que respeitar sempre o último dia útil do mês de seu nascimento. Entretanto, quem fizer o cadastro este ano só irá receber as parcelas em 2021.
Saque-aniversário
O trabalhador não é obrigado a aderir ao saque-aniversário, é opcional e a pessoa deverá informar a Caixa Econômica Federal. Querendo o benefício, o trabalhador vai precisar informar uma data para que o valor esteja disponível no 1° ou 10° dia do mês de aniversário.
Você escolhendo o 10° dia, estará sujeito aos juros e atualização monetária sobre o mês do saque.
Lembrando que quando o trabalhador passa a receber o saque-aniversário perde o direito de sacar o valor integral dos depósitos se for demitido, mas terá direito à multa rescisória de 40% do valor pago pelo empregador caso a demissão seja sem justa causa.
Atenção:
O saque por aposentadoria ou doença grave também não são bloqueados.
Como aderir ao saque-aniversário?
O trabalhador para aderir ao saque-aniversário, deverá acessar o App FGTS, ou o site da Caixa, clicar em Meu FGTS, abrir a tela do Saque-aniversário, concordar com os termos e clicar em Aderir ao saque-aniversário.
Fique atento: o resgate, no entanto, segue outras datas e se o valor não for retirado dentro do prazo, o valor da parcela volta ao fundo.
Veja as datas:
Qual o valor que o trabalhador irá receber?
Tudo vai depender do saldo em cada conta. Além de um percentual, o trabalhador irá receber um adicional fixo, conforme o total na conta. São sete faixas de pagamento (5% do valor total até 50% e a parcela adicional pode chegar até R$ 2.900).
Veja a tabela das faixas do saque-aniversário, com a porcentagem que pode ser sacado e o valor da parcela adicional: