Chamadas

FGTS poderá ser movimentado pelo PIX: Veja como irá funcionar

Além das possibilidades de uso já comunicadas, o novo sistema de pagamentos instantâneos, o PIX, também permitirá o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir de janeiro de 2021, junto ao lançamento do FGTS digital

Lembrando que, o PIX passará a vigorar a partir do dia 16 de novembro de 2020. 

De acordo com um anúncio do Banco Central na última quinta-feira, 22, a instituição firmou um acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, parceria que autorizou o recolhimento do FGTS e da contribuição social pelo PIX. 

Contudo, como a previsão para que a nova modalidade seja disponibilizada é para apenas o início do próximo ano, também há uma expectativa em torno da ampliação dos serviços prestados pelo PIX, o qual irá contribuir com o setor de gestão dos recursos dos empreendimentos. 

De acordo com o diretor da Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel Pinho de Mello, “essa possibilidade traz competição ao sistema financeiro, ao permitir que qualquer instituição que seja participante do PIX possa efetivar o pagamento do FGTS ou da contribuição social sem a necessidade de estabelecimento de convênios bilaterais”. 

PIX

O PIX consiste em um formato de pagamentos instantâneos elaborado pelo Banco Central, e que entrará em vigor a partir do dia 16 de novembro. 

Desta forma, as transações financeiras poderão ser realizadas por 24 horas, durante os sete dias da semana, incluindo os finais de semana e feriados. 

No entanto, para se beneficiar do PIX, o usuário precisa cadastrar uma chave que será utilizada para identificar a conta bancária receptora do recurso, destacando que as transações podem ser feitas pelo próprio aplicativo, por QR Code ou um link específico. 

FGTS digital

A nova plataforma agregada ao Ministério da Economia visa promover celeridade e desburocratizar os procedimentos atribuídos à arrecadação e cobrança do FGTS, permitindo a obtenção de uma série de benefícios, incluindo, a redução de custos para as empresas. 

Segundo Audifax Franca Filho, chefe da divisão de Fiscalização do FGTS, “é certo, oportuno e um dos alvos do nosso projeto de impacto na redução de custo, os custos estariam diretamente associados, em princípio, as tarifas da arrecadação”. 

Na oportunidade, ele destacou uma outra vantagem além de anexar o FGTS ao PIX, que também elevará a rentabilidade da contribuição. 

“É importante também falar que os recursos do FGTS, enquanto nas contas do fundo, são aplicados em diversas políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura”, ressaltou. 

Por Laura Alvarenga 

Wesley Carrijo

Recent Posts

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

57 segundos ago

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

50 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

15 horas ago