Home Chamadas FGTS: Projeto de Lei libera mais modalidades de saque do benefício

FGTS: Projeto de Lei libera mais modalidades de saque do benefício

por Wesley Carrijo
3 minutos ler
Fonte: Google

Está em trâmite na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) nº 4457, de 2020, que dispõe sobre a autorização do trabalhador para retirar o valor presente nas contas da titularidade do trabalhador vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

No entanto, a medida somente será válida se o recurso for utilizado para custear despesas com possíveis reformas em imóvel próprio e educação.

Conforme o texto, a quantia depositada nas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia podem ser usadas desde gastos com mensalidade em qualquer nível de formação educacional, ou seja, da creche à pós-graduação, até a compra de materiais escolares. 

No caso das reformas em residências próprias, o dinheiro pode ser direcionado para a compra de materiais de construção ou pagamento de honorários dos servidores atuantes na obra.

“Não se justifica o impedimento de utilizar parte do FGTS para auxiliar o trabalhador ou seus dependentes nas despesas educacionais, bem como, com o material escolar. 

Outra situação de saque que deve ser permitida é quando a casa própria do trabalhador necessita de serviços para a manutenção”, destacou o autor do projeto, o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP). 

QUERO TER UM CARTÃO DE CRÉDITO

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é um benefício do Governo Federal pago pela Caixa Econômica Federal (CEF) aos trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

O recurso é garantido através de um recolhimento mensal descontado na folha de pagamento do trabalhador, permitindo a retirada do valor em duas situações. 

A primeira é diante da rescisão do contrato trabalhista sem justa causa.

Neste caso, o trabalhador tem direito a retirar a quantia integral presente tanto nas contas ativas quanto inativas vinculadas ao Fundo de Garantia. 

Lembrando que o valor também pode ser obtido mediante a aposentadoria ou entrada na compra de residência própria. 

A segunda se refere à nova modalidade disponibilizada este ano, o saque-aniversário. 

Os trabalhadores optantes desta alternativa estão autorizados a realizarem o saque parcial do valor presente na conta, em até 50% sempre até o último dia do mês de aniversário.

Por Laura Alvarenga 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More