Apesar de ter sido desenvolvido para amparar os trabalhadores, não é sempre que esses podem ter acesso às quantias arrecadadas pelo FGTS. Existem situações específicas que concedem o direito do resgate, ou saque, para usufruir é preciso ser enquadrado em uma dessas situações.
O Fundo é pago pelos empregadores que devem efetuar o pagamento de 8% do salário bruto para o fundo até o dia sete de cada mês. Há algumas situações onde o trabalhador pode ter acesso ao valor total arrecadado pelo Fundo, entenda quando isso ocorre e quem pode usufruir totalmente do FGTS.
Como mencionado anteriormente, nem sempre o trabalhador tem acesso ao Fundo de Garantia. É necessário obedecer à legislação que prevê os saques, confira quando é possível ter direito ao Fundo:
Mencionamos anteriormente que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço serve para amparar os trabalhadores, essas quantias são pagas diretamente pelos empregadores que devem retirar 8% do salário bruto do empregado para efetuar esses pagamentos.
O Fundo fica concentrado na Caixa Econômica Federal, o trabalhador pode realizar o resgate se estiver enquadrado em alguma das situações apresentadas no tópico anterior.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…