O FGTS (Fundo de Garantia do tempo de Serviço) é destinado ao trabalhador demitido sem justa causa através de abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
O empregador deve depositar nesta conta o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Quando é demitido, o trabalhador têm direito a esse valor sendo que, terá quatro formas de acessar o saldo disponível para saque.
Sendo uma delas através do aplicativo gratuito do FGTS, disponível para Android e iOS. Para ter acesso, será necessário realizar cadastro com o número do seu CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail com uma senha criada por você mesmo (a senha deverá ser numérica, com seis dígitos).
Depois de informar os dados, terá que clicar no botão“Não sou um robô”, para certificar ao sistema de que não é uma fraude. Depois verificar sempre seu e-mail
Isso porque, o aplicativo irá enviar uma mensagem de confirmação ao endereço informado no cadastro. O link da mensagem deve ser acessado para confirmação.
Depois da confirmação do seu cadastro, você deverá retornar ao aplicativo e informar, novamente, o CPF e a senha já cadastrada. Após o login, o aplicativo solicita algumas perguntas adicionais.
Depois de responder as perguntas, aceite as condições de uso do aplicativo e usufrua dos serviços digitais. Entre eles: a consulta do saldo disponível para saque.
Também será possível a consulta através de mensagem no celular. A Caixa Econômica Federal disponibiliza o serviço de envio de mensagens por SMS para questões como regularidade dos depósitos e saldo. Nesse caso, o serviço também é gratuito.
Você receberá as mensagens mensalmente com atualizações sobre o FGTS. Sendo possível escolher também a opção de ser avisado quando houver valores liberados para saque.
Para receber mensagens pelo celular, você deverá fazer um dadastro pela Internet. Você deverá informar o número do seu CPF, NIS ou e-mail e a criação de uma senha para ter acesso ao registro.
Nessa alternativa digital, você faz tudo sem sair de casa, através do site do FGTS. Sendo que na primeira vez deverá ser preenchido cadastro com o número do NIS ou CPF, criando uma nova senha e aceitar o regulamento.
Depois de preencher os dados pessoais, já poderá navegar e realizar a consulta.
No caso do Internet Banking Caixa o procedimento é o mesmo, porém, somente clientes da Caixa terão direito de realizar a consulta.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…