O trabalhador poderá fazer o resgate quando optar pelo saque-aniversário antecipadamente em até 3 anos para operações de crédito. Vamos entender qual a ideia do Governo para estimular à economia.
O Governo vem avaliando medidas para a liberação do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para aquecer a econômica, depois que em 2019 o PIB – Produto Interno Bruto ficou em 1,1%.
As informações sobre estes pontos foram detalhadas durante reportagem do jornal O GLOBO. A expectativa é realizar pesquisas para permitir que os trabalhadores optem pelo saque-aniversário e realizem o saque do dinheiro de forma especial.
A ideia é antecipar o resgate dos três próximos anos apenas para operações de crédito. A quantia poderá ser sacada ou usada como garantia de empréstimo em qualquer banco.
A proposta do Ministério da Economia será submetida ao Conselho Curador do FGTS no fim deste mês, para melhor visualização do texto e alinhar as expectativas entre o governo e banco, segundo reportagem do jornal.
A idéia da equipe econômica é alavancar 100 bilhões de reais de crédito num período de quatro anos.
Saque-aniversário do FGTS
É uma nova modalidade de resgate dos recursos do FGTS, que permite o trabalhador fazer um saque, sempre no mês de seu aniversário, uma parcela do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Lembrando que o saque é opcional.
Apenas os trabalhadores que optarem por essa modalidade serão beneficiados, sendo que poderão desistir após dois anos.
O consignado do FGTS vai funcionar como se fosse uma espécie de antecipação do Imposto de Renda ou do 13º salário, modalidades oferecidas atualmente pelos bancos. A novidade é que que agora os trabalhadores poderão antecipar os saques do FGTS previstos para dois anos (período em que a permanência na modalidade é garantida) ou até mais tempo, com um detalhe, serão sujeitos a uma taxa de juros um pouco maior. O Governo estima que os juros possam ficar abaixo de 2%.
Calendário:
Janeiro e Fevereiro: Saques de Abril a Junho de 2020
Março e Abril: Saques de Maio a Junho de 2020
Maio e Junho: Saques de Junho a Agosto de 2020
Julho: Saques de Julho a Setembro de 2020
Agosto: Saques de Agosto a Outubro de 2020
Setembro: Saques de Setembro a Novembro de 2020
Outubro: Saques de Outubro a Dezembro de 2020
Novembro: Saques de Novembro a Janeiro de 2021
Novembro: Saques de Dezembro a Fevereiro de 2021