Imagem por @vermenko-denis / freepik
Fibromialgia é a dor corporal muscular de característica generalizada e migratória, podendo apresentar episódios de crises agudas de dor e uma grande limitação funcional com a incapacidade de realizar atividades diárias normais e até simples.
Os pontos onde a dor causada pela fibromialgia podem ser mais constantes são: pescoço, ombros, joelhos, cotovelos, coluna e bacia.
A doença não escolhe idade e nem sexo, qualquer pessoa pode vir a sofrer com os sintomas, no entanto, costuma ser mais comum em mulheres com idade entre 30 e 60 anos.
A fibromialgia pode causar fadiga (cansaço extremo), hipersensibilidade ao toque, distúrbios e alterações intestinais e no sono, distúrbios cognitivos (atenção, raciocínio e memória), além de alterações emocionais (como transtorno de ansiedade e depressão).
Ter a doença não garante que a pessoa possa ter direito a um benefício previdenciário. Para ter direito a um auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, é necessário passar por perícia médica pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na perícia será verificado se os sintomas da doença podem causar incapacidade temporária ou permanente, que impeça o segurado de exercer suas atividades no trabalho ou em outra função qualquer.
Se a Fibromialgia causar um impedimento que impossibilite o segurado de trabalhar, ele terá direito a um benefício do INSS. Se a incapacidade for permanente, ele terá direito à aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).
Para ter acesso ao benefício, o trabalhador precisará comprovar a incapacidade, apresentando o seu histórico médico. Neste caso será preciso: laudos, exames, atestados, receituários e demais documentos que comprovem o tratamento realizado e a condição da pessoa frente à doença.
Caso a perícia comprove que a incapacidade é temporária para o trabalho, o segurado não terá direito à aposentadoria, mas sim ao auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) pelo período necessário até sua recuperação.
O auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) é um benefício concedido pela previdência social ao segurado que se encontra incapacitado para exercer seu trabalho. Nessa condição, ele pode solicitar o afastamento pelo INSS e receber um auxílio, cujo valor varia de pessoa para pessoa.
Quando você recebe o auxílio por incapacidade temporária, seu vínculo empregatício com a empresa na qual trabalha é mantido. Afinal, após sua recuperação, poderá retornar ao seu posto de trabalho.
Aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez) é concedida aos segurados da previdência que apresentam um estado de incapacidade permanente. Por apresentar essa condição irreversível, o trabalhador não consegue fazer as atividades laborais necessárias para que ele garanta seu próprio sustento.
Já na aposentadoria por incapacidade permanente, o trabalhador perde o vínculo com a empresa para qual trabalhava e passa a ter o status de segurado do INSS.
Ter uma carência mínima de 12 meses;
Estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença te incapacita ou estar no período de graça;
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…