Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido pela sua sigla FIES, trata-se de um programa do Ministério da Educação criado como uma medida para facilitar o acesso do cidadão ao ensino superior. Em suma, o benefício é destinado ao pagamento da graduação de estudantes que não possuem condições de arcar com as mensalidades de uma universidade privada.
Contudo, por se tratar de um empréstimo, ao final do curso, o estudante deverá arcar com uma dívida que, em muitos casos, pode representar um cifra bem alta, apesar do financiamento já moldes mais modernos frente a inadimplência. Diante deste cenário e dos desafios ligados à inserção no mercado de trabalho, não é algo incomum se deparar com brasileiros formados com dificuldades em arcar com o débito contraído.
A boa notícia é que, atualmente, o Governo Federal oferece bons descontos para aqueles que desejam renegociar suas dívidas com o programa. Conforme informações oficiais, o abatimento do valor do débito pode chegar a um percentual de 99%, a depender da situação do devedor.
Em 2022, o governo liberou uma medida provisória (MP) que viabilizou a concessão de descontos para universitários que contrataram o FIES para arcar com os custos referentes a mensalidades de faculdades do ensino privado. Para conseguir a redução da dívida, é preciso que os estudantes entrem em contato com os bancos responsáveis a fim de renegociar o valor devido.
Veja abaixo os ofertas de renegociação disponibilizadas pela medida pela medida:
Nota! É preciso que os interessados nas ofertas descritas acima estejam atentos ao prazo limite para ingressar com a renegociação. Em suma, a contratação deve ser feita junto aos agentes financeiros (Caixa e Banco do Brasil), até o dia 31 de dezembro de 2022.
Veja um guia sobre como aderir às ofertas de renegociação nos canais disponíveis.
A primeira alternativa é para quem financiou junto à Caixa Econômica Federal, neste caso, a contratação pode ser realizada no site sifesweb.caixa.gov.br ou baixando o app Fies Caixa. Caso seja necessário, envie documentos para atualização cadastral, feito isso, basta gerar o boleto entre os dias 1º de setembro a 31 de dezembro.
Contudo, caso o agente financeiro seja o Banco do Brasil (BB), o acordo poderá ser realizado no próprio aplicativo, ou nas agências físicas da instituição. Na plataforma, basta buscar pela opção “Soluções de Dívidas, Renegociação Fies”, e conferir as ofertas de desconto disponíveis.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…