Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
A greve dos servidores do INSS já dura quase dois meses, a greve para reivindicar melhorias nas condições de trabalho e reajuste salarial começou no dia 23 de março sem previsão para ser encerrada.
A greve foi declarada legal e legítima pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acordo com comunicado da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP).
Agora o INSS acumula mais de 1 milhão de segurados em fila da perícia médica, antes eram 780 mil, a pandemia e falta de servidores já contribuíram para crescimento da fila.
Com a paralisação apenas 70% dos médicos peritos estão em atendimento nas agências e os outros 30% estão parados.
Pelo menos 320 mil exames periciais teriam sido remarcados desde o início da greve. A perícia é obrigatória para o segurado receber benefícios que dependem de avaliação médica.
A ideia do governo federal é implantar perícia médica a distância de forma permanente, com análise de atestado enviado pelo Meu INSS.
Porém os peritos acreditam que esse tipo de concessão está mais sujeito a fraudes e que não é possível análise exata da incapacidade do segurado como ocorre no local.
O número de perícias inclui todos os tipos de benefício que necessitam de avaliação pericial como auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença e aposentadoria incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez..
Outros benefícios, como BPC (Benefício de Prestação Continuada), aposentadoria da pessoa com deficiência e aposentadoria especial, também compõem a lista.
No Estado do Rio de Janeiro, mais de 48 mil perícias foram remarcadas, uma das maiores agencias do INSS do Rio localizada na Zona Norte 17 dos 22 peritos da unidade estão em greve.
No Piauí, as solicitações de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão demorando quase cinco meses para serem analisadas pelo órgão.
Em Mogi Mirim, Região de Campinas tem 11 unidades da Previdência Social em 10 cidades afetadas pela mobilização de servidores e médicos peritos.
A região de Campinas (SP) está com ao menos 11 unidades da Previdência Social com atendimentos interrompidos ou prejudicados pela paralisação de servidores e médicos peritos.
O Ministério do Trabalho e Previdência instrui os segurados que tinham serviços agendados nestes últimos dias em que o instituto está em greve para que façam o reagendamento do atendimento.
A remarcação do procedimento deve ser feita pelo Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Confira passo a passo:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…