Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nesta quarta-feira (5), Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, divulgou que em junho a quantidade de requerimentos na conhecida “fila do INSS” foi de 1.794.449.
Essa fila compreende solicitações de aposentadoria, pensão e outros benefícios que estão aguardando avaliação, tanto administrativa quanto pericial.
Esses dados foram obtidos através do recém-lançado Portal da Transparência Previdenciária, anunciado no dia de quarta-feira (5).
Lupi assumiu o compromisso de melhorar a situação, destacando seus esforços em colaboração com a Dataprev e outros ministérios para expandir a automação e evitar retrabalhos na análise de documentos, resultando em uma aceleração no processo de análise dos pedidos de benefício.
Ele afirmou: “Até 2024, testemunharemos um novo INSS dedicado ao serviço da população.”
De acordo com Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, o novo programa e os esforços dos profissionais do INSS têm como meta reduzir em até 45 dias o prazo de análise dos pedidos até o final deste ano.
O objetivo do projeto recente, conforme explicado pelo ministério, é disponibilizar os dados do INSS e da perícia médica federal, permitindo que a população acompanhe os resultados das atividades do órgão para agilizar a análise de benefícios e diminuir as filas.
Conforme divulgado pelo ministro, os dados indicam que 36% dos requerimentos estão sendo respondidos dentro do prazo legal de 45 dias.
Outros 24% estão aguardando resposta entre 46 e 90 dias, enquanto 27% esperam entre 91 e 180 dias.
Além disso, 11% aguardam entre 181 e 365 dias, e 2% ultrapassaram um ano, uma situação classificada pelo ministro como “vergonhosa”.
Segundo Lupi, junho marcou o terceiro mês consecutivo em que o INSS conseguiu diminuir a fila de requerimentos. Até maio, a fila estava em 1,8 milhão de solicitações.
“Sabemos que os números ainda não estão bons, mas já melhoraram bastante. E vamos melhorar mais”, prometeu Lupi.
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