Chamadas

Fim do Bolsa Família, Auxílio Brasil incerto e Auxílio Emergencial como plano B

O programa Bolsa Família oficialmente chega ao fim após 18 anos de atividade e contemplando um número atual de 14,6 milhões de famílias.

O programa deixa de existir por meio da Medida Provisória (MP) 1.061, publicada no dia 10 de agosto, instituindo ainda um novo programa, o tão falado Auxílio Brasil.

Os beneficiários do Bolsa Família que receberam a última parcela do programa no mês de outubro já serão contemplados com o novo programa social, contudo, com incertezas sobre como funcionará o programa.

Futuro do programa de distribuição de renda

O novo programa Auxílio Brasil terá seus pagamentos a partir da próxima semana, mais especificamente na quarta-feira da semana que vem, dia 17 de novembro.

Contudo, ainda se faz necessário a definição de valores bem como uma fonte de recursos que possa bancar o novo programa de transferência de renda.

Caso não seja possível instituir o Auxílio Brasil até a data de pagamentos do benefício no dia 17, o governo precisará editar uma nova Medida Provisória que modifique o prazo de revogação do Bolsa Família, para mantê-lo em vigor até a viabilização do Auxílio Brasil.

Caso o governo não consiga disponibilizar o Auxílio Brasil ainda este mês, uma das possibilidades do governo é em editar uma nova Medida Provisória com uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial.

Auxílio Emergencial não foi descartado

Atento sobre a possibilidade de não conseguir liberar o Auxílio Emergencial a tempo, o governo também prepara seu plano B para não deixar a população desamparada.

Assim, o presidente, Jair Bolsonaro já solicitou uma consulta ao Tribunal de Contas da União (TCU) para verificar quais seriam os impedimentos para a liberação do Auxílio Emergencial sem ser necessário instaurar um novo período de calamidade pública.

Com o aval positivo de ministros do TCU, caso o governo não consiga disponibilizar o Auxílio Brasil, a novidade deve ficar por conta de uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial através de uma nova Medida Provisória, onde, basta uma canetada para o benefício ser liberado.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago