Empresas do grupo:

Início » Finanças: Como ter controle financeiro em sua empresa

Finanças: Como ter controle financeiro em sua empresa

por Leonardo Grandchamp
6 minutos ler

Todo negócio, sem exceção, sonha com seu crescimento no setor e no mercado. Só que, geralmente, quando muitos empreendedores pensam no tempo que esse sonho irá levar, a resposta parte para 4, 7, ou até mesmo 10 anos.

Isso acontece, pois um dos obstáculos mais difíceis para as empresas que estão se desenvolvendo no mercado é a dificuldade em organizar seu controle financeiro.

Sem ele, uma empresa com chances de crescimento pode enfrentar sérios prejuízos. O controle financeiro é essencial para manter o empreendimento em funcionamento de forma sustentável.

Por isso, produzimos esse conteúdo para tirar suas dúvidas de como seu negócio pode ter um melhor controle financeiro! Veja abaixo:

O que é controle financeiro

O conceito do controle financeiro vai muito além apenas da organização e cuidado com as finanças. Ele é o resultado de todas as ações tomadas para que a empresa análise e gerencie todos os seus recursos e patrimônios.

Isso significa que o controle financeiro só pode ser adquirido após realizar as seguintes etapas:

  • Analisar como está a situação da empresa;
  • Registrar todos os dados possíveis sobre as entradas e saídas e compará-los periodicamente;
  • Analisar todos os períodos em que o negócio passou por uma situação ruim;
  • Criar estratégias para redução dos custos e otimização das finanças;
  • Criar planos de monitoramento e estratégias para controlar as despesas, custos e investimentos da empresa.

Além disso, há mais diversas ações a serem tomadas para que o planejamento e o controle financeiro tenham melhorias, como a capacitação dos funcionários, conhecimento do mercado externo e muitas outras estratégias necessárias.

Isso parece ser complicado, não é mesmo? Por isso vamos te mostrar agora como alguns ítens de gestão financeira que vão transformar sua burocracia diária em mais praticidade e comodidade:

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa permite que o empreendedor registre e acompanhe todas as movimentações financeiras, como suas despesas fixas e variáveis, contas a receber, entre outras informações variadas.

Esse acompanhamento pode ser visto de forma diária, semanal, mensal e até mesmo anual! O que importa no fluxo de caixa é manter os valores atualizados. Por exemplo:

Uma empresa que fabrica assoalho de madeira possui entradas e saídas, por se tratar de um setor industrial. Neste tipo de situação, a empresa não pode ficar sem o controle financeiro do fluxo de caixa!

Capital de giro

O capital de giro é mais uma necessidade essencial que todas as empresas precisam. Ele é a reserva de valor que uma empresa utiliza par

a suprir suas necessidades durante um determinado período.

Ou seja, é um valor guardado que será utilizado pela empresa somente em suas principais necessidades.

Uma empresa que atua com a fabricação de luminária a prova de explosão, ou que presta serviços de manutenção de chiller, por exemplo, precisa sempre de um valor reserva para iniciar ou continuar suas atividades. Afinal, os custos de produção e mão-de-obra são grandes.

Faça seu controle financeiro!

Mais do que a facilidade de gerenciar e analisar todo patrimônio do negócio, por meio do controle financeiro, é possível também acompanhar o empreendimento a crescer e se desenvolver.

Além disso, os ítens acima vão proporcionar uma melhor visão sobre como está a situação da empresa em todos os momentos. Desse modo, é mais fácil diminuir os riscos existentes, escolher os melhores investimentos e ter mais praticidade no dia a dia!

O que acha de investir em seu controle financeiro?

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More