Todo negócio, sem exceção, sonha com seu crescimento no setor e no mercado. Só que, geralmente, quando muitos empreendedores pensam no tempo que esse sonho irá levar, a resposta parte para 4, 7, ou até mesmo 10 anos.
Isso acontece, pois um dos obstáculos mais difíceis para as empresas que estão se desenvolvendo no mercado é a dificuldade em organizar seu controle financeiro.
Sem ele, uma empresa com chances de crescimento pode enfrentar sérios prejuízos. O controle financeiro é essencial para manter o empreendimento em funcionamento de forma sustentável.
Por isso, produzimos esse conteúdo para tirar suas dúvidas de como seu negócio pode ter um melhor controle financeiro! Veja abaixo:
O que é controle financeiro
O conceito do controle financeiro vai muito além apenas da organização e cuidado com as finanças. Ele é o resultado de todas as ações tomadas para que a empresa análise e gerencie todos os seus recursos e patrimônios.
Isso significa que o controle financeiro só pode ser adquirido após realizar as seguintes etapas:
- Analisar como está a situação da empresa;
- Registrar todos os dados possíveis sobre as entradas e saídas e compará-los periodicamente;
- Analisar todos os períodos em que o negócio passou por uma situação ruim;
- Criar estratégias para redução dos custos e otimização das finanças;
- Criar planos de monitoramento e estratégias para controlar as despesas, custos e investimentos da empresa.
Além disso, há mais diversas ações a serem tomadas para que o planejamento e o controle financeiro tenham melhorias, como a capacitação dos funcionários, conhecimento do mercado externo e muitas outras estratégias necessárias.
Isso parece ser complicado, não é mesmo? Por isso vamos te mostrar agora como alguns ítens de gestão financeira que vão transformar sua burocracia diária em mais praticidade e comodidade:
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa permite que o empreendedor registre e acompanhe todas as movimentações financeiras, como suas despesas fixas e variáveis, contas a receber, entre outras informações variadas.
Esse acompanhamento pode ser visto de forma diária, semanal, mensal e até mesmo anual! O que importa no fluxo de caixa é manter os valores atualizados. Por exemplo:
Uma empresa que fabrica assoalho de madeira possui entradas e saídas, por se tratar de um setor industrial. Neste tipo de situação, a empresa não pode ficar sem o controle financeiro do fluxo de caixa!
Capital de giro
O capital de giro é mais uma necessidade essencial que todas as empresas precisam. Ele é a reserva de valor que uma empresa utiliza par
a suprir suas necessidades durante um determinado período.
Ou seja, é um valor guardado que será utilizado pela empresa somente em suas principais necessidades.
Uma empresa que atua com a fabricação de luminária a prova de explosão, ou que presta serviços de manutenção de chiller, por exemplo, precisa sempre de um valor reserva para iniciar ou continuar suas atividades. Afinal, os custos de produção e mão-de-obra são grandes.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/01/finanças-1024x536.jpg)
Faça seu controle financeiro!
Mais do que a facilidade de gerenciar e analisar todo patrimônio do negócio, por meio do controle financeiro, é possível também acompanhar o empreendimento a crescer e se desenvolver.
Além disso, os ítens acima vão proporcionar uma melhor visão sobre como está a situação da empresa em todos os momentos. Desse modo, é mais fácil diminuir os riscos existentes, escolher os melhores investimentos e ter mais praticidade no dia a dia!
O que acha de investir em seu controle financeiro?
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.