Chamadas

Finanças Pessoais: 5 Dicas para Conquistar a saúde financeira em 2020

Você sabia que pequenas mudanças ou mudanças simples podem trazer impactos muitos positivos para a sua vida? O mesmo se aplica ao mundo das finanças. Para manter sua saúde financeira em dia em 2020, você precisa mudar alguns hábitos e se atentar a alguns pontos. Abaixo separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse desafio. Acompanhe e anote!

1- Controle todos os seus gastos

As vezes ou, na maioria das vezes, você vai realizando compras sem perceber. Por isso que, é muito válido anotar todas as despesas que você tem, sejam fixas ou variáveis para controlar as saídas. Isso pode ser feito em um caderno, planilhas ou aplicativos. Consulte a fatura do extrato constantemente e faça comparativos com os outros meses, para analisar como andam as suas finanças, se tem conseguido controlar os gastos e fazer escolhas mais conscientes baseadas em prioridades.

2- Tenha uma poupança

Nunca sabemos quando teremos gastos extras, por isso que é muito importante ter um planejamento financeiro e se organizar. Poupar uma quantidade de dinheiro todo mês é muito importante para evitar imprevistos.

Além disso, guarde um dinheiro para os gastos do começo do ano como IPTU, IPVA, rematrículas, anuidades, materiais escolares, dentre outros. Se antecipar a esses gastos trará mais tranquilidade no começo do ano. Outra vantagem de guardar dinheiro é obter descontos no pagamento à vista e ter mais liberdade para investir em momentos prazerosos que te tragam bem-estar como viagens, restaurantes, etc.

3- Cancele alguns cartões de crédito

Se você tem mais de um cartão de crédito, avalie se realmente é necessário. Manter duas ou mais contas de cartão de crédito ativas podem ser gatilhos para você comprar mais. Evite ter mais de dois cartões e corte o limite do cheque especial para não gastar o que não tem e pagar juros altos lá na frente. Ter um único cartão facilita o controle dos gastos, uma vez que você tem todos os dados de entradas e saídas concentrados em um único extrato.

4- Renegocie suas dívidas

No caso de ter dívidas para pagar, é hora de encará-las e procurar renegociar. Ao conversar com o credor seja sincero e fale sobre situação financeira e quanto pode pagar. Mostre que está disposto a quitar suas dívidas e sugira o aumento do número de parcelas ou diminuição dos juros.

5- Evite comprar por impulso

Essa deveria ser a lei maior da contabilidade. A compra por impulso é uma das premissas dos brasileiros. O brasileiro já é conhecido por comprar por desejo e não por necessidade. Avalie e pense duas, três vezes se for necessário antes de realizar uma compra. Se for realmente necessário pesquise entre duas ou mais lojas para fazer a escolha mais adequada ao seu orçamento.

Se você por si só não conseguir administrar suas finanças, a Contmais, escritório de contabilidade em Campinas pode te ajudar.

Contmais Assessoria Contábil

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Fim da isenção para PCDs? Entenda as novas regras para compra de carros

A Reforma Tributária introduziu alterações significativas nas regras para isenção de impostos na compra de…

1 hora ago

6 motivos que cancelam o seu MEI

O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…

5 horas ago

EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona

Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…

6 horas ago

Quando converter MOV para MP4 é a melhor opção para facilitar seu trabalho com vídeos

Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…

6 horas ago

Bancos em alerta máximo com nova ameaça digital; conheça a TrickMo

Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…

7 horas ago

Quem pode e quem não pode sacar a multa de 40% do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…

7 horas ago