Designed by @rawpixel.com / freepik
Levantamento da Fliper, plataforma (app e web) que agrega investimentos de bancos e corretoras de forma automática e gratuita, aponta que aplicações em ações, renda fixa pós-fixada e fundos multimercados ocupam as primeiras posições das classes de ativos preferidas de seus usuários.
O investimento em ações é o líder isolado no ranking e detém, agora, 36,04% de participação nas carteiras dos brasileiros – três pontos percentuais acima do levantamento de outubro.
Em contrapartida, a renda fixa pós-fixada caiu três pontos percentuais e representa 18,95% do patrimônio, ainda na segunda posição.
Já os fundos multimercados seguem na terceira posição, desta vez com 17,37% (uma queda de dois percentuais em relação a outubro de 2020).
Fundos imobiliários cresceram um ponto percentual e ficaram em 9,39%, seguidos por renda fixa indexada à inflação, com 7,99%.
Completam a lista os investimentos em conta corrente (4,04%), renda fixa prefixada (3,83%), dólar (1,93%) e ouro (0,46%).
Os CDBs com rentabilidade atrelada ao CDI e as ações da ITSA4 (Itaúsa) são os dois ativos com maior percentual de investimentos na plataforma.
Depois aparecem ações da PETR4 (Petrobras), o Tesouro Selic 2025 e ações da VVAR3 (Via Varejo).
Confira a lista dos ativos preferidos dos brasileiros em diferentes categorias:
O levantamento tem cunho apenas informativo e não é recomendação de investimentos.
Ações, fundos imobiliários e multimercados envolvem ativos de renda variável e têm riscos de perda.
“Nosso levantamento indica que, neste momento de juros baixos e recuperação da economia brasileira, os investidores buscam manter uma carteira balanceada, combinando maiores riscos e potenciais de retornos inerentes às ações e fundos imobiliários com a segurança da renda fixa, além de diversificar com os fundos multimercados que ficam na metade do caminho entre ousadia e conservadorismo”, explica Walter Poladian, CFP®, sócio-fundador da Fliper.
O levantamento foi feito com a base de usuários da plataforma (app e web) da empresa, totalizando mais de R$ 30 bilhões de patrimônio mapeado e 300 mil contas conectadas.
Criada em 2018, a Fliper consolida investimentos de corretoras, bancos e FGTS de forma automática, além de mostrar gráficos de rentabilidade da carteira e evolução do patrimônio, notificações de proventos (dividendos, JCP e rendimentos de FIIs) entre outras funcionalidades.
Sobre a Fliper
Lançada em 2018, a Fliper é uma plataforma que consolida investimentos de bancos e corretoras de forma automática.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…