O carnaval é uma época tida como sinônimo de relaxamento e descontração. Mas, apesar da energia despreocupada do período, as estatísticas mostram que os cidadãos não deveriam relaxar tanto ou, pelo menos, não quando o assunto é sua segurança digital.
Em 2022, especialistas da companhia de cibersegurança Psafe apontaram um aumento de mais de 90% nas tentativas de golpes durante o carnaval. Em números absolutos, foram mais de 790 mil investidas fraudulentas no espaço virtual brasileiro, indo desde promoções suspeitas de venda de produtos até ofertas absurdas para diárias de hotel.
Ainda segundo a Psafe, os golpes são especialmente direcionados a usuários desavisados que, por conta das festividades, não prestam tanta atenção às medidas de segurança usual, em particular se estão em viagem em outras cidades.
Em meio à turbulência das festas, é fácil se descuidar e acabar sendo alvo de hackers e criminosos digitais. Abaixo estão alguns dos principais perigos enfrentados pelos usuários durante o carnaval.
Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas durante viagens turísticas é usar as redes Wi-Fi gratuitas de hotéis, aeroportos ou restaurantes. Decerto, elas são uma opção conveniente para turistas, o problema é que elas trazem também consigo enormes riscos.
A maior questão desses hotspots é que eles não possuem grandes sistemas de defesa e são abertos a praticamente todo mundo. Assim, não é difícil que um hacker se conecte à rede com a intenção de infectar os dispositivos ou roubar os dados confidenciais dos demais usuários.
Em situações ainda piores, as redes Wi-Fi podem nem mesmo ser o que aparentam ser. Não é raro que criminosos digitais criem hotspots falsos, sob nomes aparentemente legítimos, para atrair turistas desavisados e fazer deles suas mais novas vítimas.
Por isso, especialistas sempre indicam que os usuários devem evitar a conexão com essas redes. Ou, pelo menos, que utilizem uma proteção para impedir os principais riscos que elas oferecem. O uso de uma rede virtual privada (VPN), por exemplo, é uma escolha ideal para estes casos (Saiba mais sobre como usar o Wi-Fi público em segurança).
O motivo é que, com o poder de criptografar todos os dados de tráfego da sua navegação, um servidor VPN blinda suas atividades online contra os olhos curiosos de potenciais criminosos conectados à mesma rede pública. Assim, mesmo usando um hotspot perigoso, os usuários mantêm seus dispositivos a salvo.
Os espaços públicos, normalmente lotados de pessoas durante o carnaval, oferecem um ambiente perfeito para agentes mal-intencionados bisbilhotarem a tela dos dispositivos alheios em busca de informações valiosas ,como as credenciais de suas contas.
Não é difícil imaginar um criminoso, em meio à multidão, observando um usuário pelas costas enquanto ele insere sua senha de desbloqueio do celular minutos antes de roubá-lo. Ou pior ainda, descobrindo muitas outras credenciais desse mesmo usuário antes de furtar seu celular.
Para se proteger contra tais cenários, é recomendado que as pessoas evitem usar seus dispositivos móveis em público para acessar contas sensíveis, como aplicativos de banco ou servidores confidenciais de trabalho. Por mais cuidadoso e discreto que o usuário seja, sempre há o risco de haver alguém à espreita assistindo aos seus movimentos na telinha.
O roubo ou a perda de dispositivos durante as grandes aglomerações do carnaval é algo infelizmente muito comum. E a inconveniência de ter seu aparelho abstraído em tais eventos, muitas vezes, não é nem de longe o pior dos problemas.
Como as pessoas gerenciam praticamente toda a sua vida por meio dos smartphones, quando elas os perdem, isso pode significar toda uma cadeia de dores de cabeça, que podem ir desde a invasão de suas redes sociais até transações fraudulentas em seus aplicativos bancários.
É por esse motivo que especialistas recomendam aos usuários sempre manter seus dispositivos protegidos por senhas fortes e complexas. Afinal, numa eventual perda do mesmo, pelo menos suas contas e arquivos pessoais estarão assegurados pela proteção da senha (
O uso de mensagens falsas para ludibriar os usuários é um perigo clássico e atemporal que, com a temática do carnaval, ganha ainda mais força para vitimizar as pessoas. É por isso que, durante as festividades, o número de fraudes e golpes cresce tanto.
Chamada de “phishing”, a tática dos criminosos se baseia no uso de e-mails ou SMS de promoções avassaladoras e preços “especiais” da temporada para atrair a atenção das vítimas e direcioná-las a páginas fajutas, onde seus dados são coletados e/ou arquivos maliciosos são instalados em seus dispositivos.
Embora o tipo de discurso empregado para seduzir as vítimas possa variar, o resultado do golpe é sempre o mesmo: um grande prejuízo ao usuário. Por isso, recomenda-se sempre que as pessoas tomem muito cuidado ao verificar essa espécie de mensagem e mantenham uma postura cética diante de promessas “boas demais”.
Para desfrutar plenamente das festividades do carnaval com segurança, os usuários devem manter os olhos atentos aos perigos digitais oferecidos pela temporada e saber como agir diante deles.
Para concluir o artigo, abaixo está um apanhado das principais dicas de segurança para o carnaval.
A NordVPN oferece um dos melhores serviços de VPN do mercado, com as maiores velocidades e muitos benefícios exclusivos para seus clientes. Se o seu objetivo é passar um carnaval feliz e seguro, a NordVPN é certamente a sua opção.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…