Com foco na segurança no trânsito e na preservação da vida, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou o cerco aos motoristas que estavam alcoolizados durante a Semana Santa.
Muitos daqueles que aproveitaram o feriado prolongado para fazer uso de bebidas alcoólicas e insistiram em assumir a direção de veículos foram surpreendidos pelas operações dos órgãos de trânsito do Distrito Federal.
Dentre os locais que foram fiscalizados, estão Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Santa Maria e Taguatinga.
De quinta-feira (14) até a madrugada de segunda-feira (18), as equipes de fiscalização de trânsito multaram 517 condutores alcoolizados, sendo que dois deles foram flagrados pela segunda vez em menos de 30 dias.
Ambos são infratores contumazes e apresentam histórico de desrespeito às regras de trânsito.
A falta de cinto de segurança, seja para o motorista ou para o passageiro, foi a infração mais flagrada: 714 autuações.
No total, 69 motoristas foram multados por usarem o celular enquanto dirigiam. 197 veículos estavam com documentação irregular.
De acordo com Marcelo Granja, diretor de Educação de Trânsito do Detran, além de intensificar a fiscalização, o departamento tem trabalhado para reduzir os índices de mortes nas vias, principalmente com ações educativas e campanhas de mídia.
Mas ele também pede a ajuda da sociedade.
“Precisamos contar com a conscientização da sociedade para não tolerar que seus amigos e familiares peguem a direção do veículo após o consumo de bebida alcoólica”, reforçou o diretor.