Em meio a projetos do Congresso para reformar o sistema tributário, unindo impostos como PIS e Cofins, uma possível nova proposta do Ministério da Economia fortalece a percepção de que alterações no setor de tributação devem se tornar realidade em breve.
“Cresce o sentimento entre os investidores que mudanças sobre a tributação de heranças devem acontecer em breve, fazendo parte de um novo rearranjo fiscal com o objetivo de fortalecer as contas públicas”, explica Rodrigo Marques de Almeida, CIO do Andbank Brasil.
Apesar de não ter dúvida em relação ao aumento de impostos, Rodrigo Almeida prevê que a elevação de alguns tributos poderá contribuir para manter a curva de juros de longo prazo em torno dos 7%.
“Esse aumento pode preparar uma eventual flexibilização dos gastos públicos, cuja racionalização só deverá ocorrer em 2021”, completa.
Em relação ao desempenho do Ibovespa, o CIO avalia que as commodities continuam puxando a alta do índice, seguidas dos bancos.
“Outro fator que sustenta o Ibovespa é que o nível de atividade cresce acima do esperado em função da flexibilização das quarentenas, elevando as recomendações táticas de compra de ações”, acrescenta.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…