Contabilizar despesas e receitas é muito importante para planejar o futuro e identificar eventuais gastos desnecessários e/ou exagerados
Recebimentos, pagamentos, imprevistos, investimentos. Certamente, ao pensar em cada um desses temas, o gestor de uma empresa já pensa em diversas operações que estão ocorrendo ao mesmo tempo em sua companhia, o que é absolutamente normal. Há uma consideração, porém: todas essas atividades devem estar organizadas. E nem sempre isso acontece.
A organização de todas essas operações financeiras tem um nome simples, mas que pode causar (embora não devesse) calafrios em alguns: fluxo de caixa. E o planilhamento de todos os custos e receitas da empresa traz, apenas, benefícios para o gestor.
Como qualquer outro controle, o início do fluxo de caixa pode trazer dificuldades e dúvidas. O empreendedor pode, também, cometer pequenos erros no planilhamento. E, por isso, é importante saber como realizá-lo:
Para auxiliar no adiantamento de recebíveis, a Adianta oferece uma plataforma inteligente e integralmente digital, capaz de cobrar o cliente e finalizar a operação em minutos, com direito à análise de crédito e sem tarifas antecipadas.
Vale destacar, aqui, que o resultado de todo esse organograma pode ser positivo ou negativo. Seja qual for o número final do cálculo, não há motivo para grandes euforias ou desolações. Caso haja lucro no período, é necessário refletir sobre o eventuais investimentos e aplicações. Se o intervalo culminar em déficit, o pensamento deve estar focado em como obter capital de giro.
Conforme o acompanhamento e gestão do fluxo de caixa se tornarem frequentes, a gestão financeira se tornará cada vez mais assertiva e rápida. Dessa maneira, os benefícios que o planilhamento traz para uma empresa se tornarão ainda mais evidentes. São eles:
A gestão das Notas Fiscais é outro ponto que, se mal administrado, pode gerar prejuízos e até o consequente pagamento de multas ao fisco. Há, ainda, as emissões de Notas indevidas contra o seu CNPJ. Isto é um assunto bastante sério e que precisa ser acompanhado de perto para evitar problemas de ordem fiscal. A Arquivei, startup que fornece tecnologia para armazenamento, gestão e consulta de notas e dados fiscais, permite, entre outros benefícios, a consulta automática de CTEs, o download automática de NFes e a importação de XMLs. É tudo o que o seu CFO precisa.
O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…
Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…
Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…
O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…
Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…