Imagem por @leonidassantana / freepik
A folha de pagamento de uma empresa é um dos documentos mais importantes para um empreendimento, por meio dele são pagas as remunerações de todos os colaboradores de uma empresa.
Esse documento é emitido mensalmente e contém todos os descontos e adicionais de um trabalhador. Portanto, é fundamental ter atenção ao elaborar a folha de pagamento de uma empresa.
No artigo de hoje vamos te apresentar alguns dos principais erros cometidos pelos profissionais responsáveis pela elaboração da folha de pagamento.
Como citamos acima, a folha de pagamento de uma empresa é um dos principais documentos para que ela se mantenha em funcionamento, é preciso atenção ao elaborar e armazenar as informações da folha da sua empresa.
Existem alguns erros cometidos com muita frequência, mas que podem ser evitados pelos profissionais responsáveis pela folha
Veja abaixo 3 dos principais erros cometidos na elaboração da folha de pagamentos:
O trabalhador pode receber mensalmente sua remuneração que não sofre alteração durante o decorrer do ano, porém, existem alguns casos onde o colaborador acaba recebendo alguns pagamentos extras.
Parcelas extras como as decorrentes de horas extras realizadas em dias de feriado ou em dia destinado ao descanso semanal remunerado, onde o adicional é de 100% devem ser consideradas e adicionadas corretamente na folha.
Portanto, parcelas como horas extras e outros adicionais devem ser consideradas corretamente na elaboração da folha de pagamento.
Existem alguns impostos que incidem sobre a folha de pagamentos de um empreendimento que devem ser considerados na elaboração deste documento. As taxas e impostos são pagos conforme os valores pagos aos trabalhadores.
O valor desses tributos varia com base na faixa salarial e nos adicionais de cada funcionário, é preciso atentar para que o pagamento dos impostos seja feito corretamente.
Um dos tributos bem comuns sobre a folha de pagamentos é o imposto de renda retido na fonte.
Esse já não é um erro muito comum, porém, algumas empresas insistem em centralizar todas as informações da folha de pagamento em um só local, seja em só uma conta ou em só computador.
Isso é bastante perigoso, pois, se você perder o acesso à conta ou acontecer algum problema com o computador, todas as informações da folha de pagamento podem ser perdidas.
Portanto, é recomendável que uma empresa tenha mais de um funcionário com acesso à folha de pagamento e que ela não esteja somente em um local, para evitar possíveis perdas.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…