Fortaleza encerrou janeiro de 2022 com redução de 23,2% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).
Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Nesse período, foram registrados 2.540 crimes na capital. Em janeiro do ano passado, foram 3.306 casos.
Já o Ceará teve retração de 16,9%, saindo de 4.771 registros de CVPs em 2021, para 3.967, em janeiro de 2022.
Sandro Caron, secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), afirmou que os números positivos se devem à ênfase na integração policial e ao trabalho contínuo no uso da tecnologia no combate ao crime.
“Essa redução é fruto de uma ação continuada de capturas qualificadas realizadas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, de pessoas que têm por atividade, a prática de assaltos na Capital. Então, o resultado é fruto de ações integradas, prisões qualificadas e do trabalho de inteligência”.
Em uma das operações documentadas em janeiro, o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu dois adultos e um jovem momentos após um roubo e um ato infracional análogo ao mesmo crime serem registrados, no bairro Edson Queiroz – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) do Ceará.
Este trabalho ocorreu em 13 de janeiro de 2022.
Junto com eles, além dos itens roubados, os policiais militares apreenderam uma arma de fogo e munições.